terça-feira, 11 de novembro de 2008

Sondagem de Outubro

A sondagem de Outubro teve como objectivo perceber de que maneira as condições de uma sala de espectáculo condicionam a ida do público ao teatro.
Através da pergunta “ A qualidade das instalações influencia de alguma maneira a sua ida, ao teatro?” Cuja hipóteses de resposta foram as seguintes:

1- Não, o meu gosto pelo teatro ultrapassa essas questões.
2- Não, só vou ao teatro para ver os meus amigos.
3- Sim, se pago ver uma peça de teatro, espero assistir a um espectáculo de qualidade, o que inclui as condições de som, luz, conforto, etc.
4- Sim, não consigo apreciar uma peça de teatro que não tenha o mínimo de condições.

A resposta nº 1 reuniu 54% das escolhas dos visitantes, o que indica que os nossos visitantes são amantes do teatro, e que umas cadeiras desconfortáveis não os irão impedir de assistir a uma boa sessão de teatro de amadores.
Em segundo lugar temos a resposta nº3, com 38% dos votos, em terceiro, a resposta nº4 com 8% dos votos e por último a resposta nº2, que não teve qualquer voto.
Através destes resultados podemos deduzir que, pelo menos o nosso público, é um frequentador de teatro que não se importa se as condições das salas de espectáculo sejam boas ou más. Apenas desejam ver uma boa peça de teatro.
Por outro lado, uma porção significativa do nosso público é um pouco mais exigente com a qualidade das salas de espectáculo, não só pretendem ver um bom espectáculo proporcionado pela Nova Comédia Bracarense, mas como também, pretendem vê-lo numas instalações adequadas e com um certo nível de conforto e qualidade.
É necessário fazer uma chamada de atenção aos responsáveis pela cultura deste país. É preciso fazer ver que a cultura nacional não se limita somente aos grandes palcos, aos grandes centros urbanos, nem tão pouco, aos teatros nacionais. É preciso melhorar de um modo geral os nossos anfiteatros, as nossas salas e auditórios, para que todos, desde o actor ao público, possam ter, fazer e ver teatro amador em condições dignas para todos. Só assim, ajudando nas bases e nas condições básicas, teremos uma cultura regional de que nos possamos orgulhar, onde as pessoas sintam prazer em assistir a um bom espectáculo de teatro e contribuam para o desenvolvimento das Companhias de Teatro Amador e do teatro em geral.
É preciso apoiar e saber apoiar, ter consciência do que se investe, onde se investe. E principalmente não usar estes apoios como campanhas de popularidade.

Pedro Oliveira

Um comentário:

Miguel Marado - NCB disse...

As pessoas que respondem às nossas sondagens são as que cá vêm, as que gostam de nós, - gostam da NCB, - gostam sobretudo de Teatro.

Assim sendo, respeitam o facto de poder haver dificuldades (muitas vezes de origem externa às companhias, como afirma o Pedro) que levam a que não valha a pena perscrutar ao pormenor tudo numa peça.

Há, no entanto, aqueles que queremos trazer. Para essas pessoas, todos os pormenores, o nosso "profissionalismo" em palco e fora dele, a nossa sala de espectáculos e a qualidade do equipamento e dos técnicos, são válidos e categorizados factores para apreciar algo.

Votei em não, por gostar de Teatro. Mas o que eu gosto mesmo é de competência, brio, dedicação. Aí aprecio tudo, livre de distracções menores que mancham o que é bom.

Que sejamos sempre melhores...

Bom texto, Pedro.

M. Marado