terça-feira, 29 de janeiro de 2008

Nomeações para Melhor Actriz e Melhor Actor do Festival

Chegou novamente a vez de se revelar as nomeações, desta feita para os Prémios de “Melhor Actriz do Festival” e “Melhor Actor do Festival”. A existência desta situação justifica-se com a necessidade de atribuir alguma justiça à atribuição dos prémios. Caso todas as pessoas estivessem automática e simplesmente nomeadas para os prémios, com base apenas na sua “mera existência” no grupo, não haveria qualquer filtro que justificasse e premiasse o esforço dos mais correctos na sua atitude para com a NCB e o Grupo Juvenil NCB.

Deve dizer-se que menciono “justiça” por duas razões: a primeira é que para mim, – e pode ser comprovado no último texto do Nuno Araújo ( http://ncbjovens.blogspot.com/2007/12/festival-do-18-aniversrio-da-nova.html ), que me cita no quarto parágrafo – o melhor artista é o que é voluntário, o que tem palavra, porque para mim trata-se de isso mesmo: capacidade de compromisso, honestidade e seriedade, talvez mesmo amor-próprio; a segunda razão é que o nosso painel de júris é o público (as sondagens estarão disponíveis aqui no site e cada pessoa poderá votar enviando um e-mail para ncbjovens@gmail.com com a lista dos três artistas nos quais pretende votar, um para cada Prémio), e não uma série de conhecedores de olhos treinados, pelo que a nomeação é a única forma de seleccionar os verdadeiros merecedores destes prémios, pela sua entrega e responsabilidade.

Como pessoa responsável pelo grupo, não estarei nomeado. Seria com todo o orgulho que faria tudo o que estivesse ao meu alcance (e dentro dos limites do razoável) para vencer o Prémio de “Melhor Actor do Festival”, mas o verdadeiro prémio para mim vai ser assistir a estes momentos de felicidade e de competição salutar que se vão dar entre o grupo, que nunca sofreu qualquer problema de fraco “desportivismo”, felizmente. Penso que isso não será nunca um problema.

Chegando praticamente ao final deste texto, falta apenas revelar as pessoas que participam em mais do que dois espectáculos deste Festival da Maioridade (todos e todas participarão no mínimo em quatro, em princípio), as pessoas que não falharam nos compromissos para os quais se incluem neste grupo (pelo menos sem uma aceitável justificação) e que não pertencem à “direcção” do Grupo Juvenil NCB. Assim, as actrizes nomeadas para o respectivo prémio são, por ordem alfabética: Ângela Saraiva, Joana Barroso Magalhães, Liliana Ribeiro e Sara Manuela Soares. Os nomeados para “Melhor Actor” são, também respeitando essa ordem: Daniel Mendes Pereira, Diogo Ferreira e Nuno Araújo. Boa sorte a todas e todos, incluindo os já nomeados (candidatos a “Melhor Novato do Grupo”)!

Quanto aos nossos “eleitores”: assistam aos espectáculos e escolham. Ninguém vos pede que sejam especialistas, só que tenham a vossa opinião. Confesso que nem para mim será fácil a escolha. Não deixem é de assistir e de votar, porque qualquer dos vencedores será merecedor disso: é mesmo essa a definição da dificuldade de escolha.

Até ao espectáculo de 2 de Fevereiro!

Miguel Marado

Um comentário:

Diogo Ferreira - NCB disse...

EU é que vou ganhar!!!

E boa sorte a todos outros xD xD :P