terça-feira, 15 de janeiro de 2008

Última Sondagem

De acordo com os resultados obtidos na última votação, cuja pergunta da sondagem era “Qual a melhor prenda de Natal para o Teatro bracarense?”, compete-nos agora fazer uma reflexão acerca da mesma.

De entre as opções, verificamos que a resposta que obteve maior percentagem de votos foi a de “Grandes públicos”, com 50% dos votos, seguida de “Apoio dos poderes políticos” com 22% dos votos . Com menos votos temos a “Apreciação crítica dos media regionais”com 14% dos votos; o “Maior intercâmbio com outros grupos” a ter 9% dos votos e por último, o “Apoio dos mecenas privadas” a arrecadar 4% dos votos.

Sem dúvida e, de acordo com os resultados, os “Grandes públicos” são a melhor prenda de Natal para o Teatro Bracarense, não obstante o facto de um “Apoio dos poderes políticos” ter a sua relevância e importância entre os nossos votantes.

Isto reflecte que é uma grande audiência é para muitos, um dos objectivo que o teatro bracarense se propõe alcançar, dinamizando o leque de espectáculos, através de uma série de novos exercícios de improviso e peças inéditas que demonstram a capacidade dos que dele fazem parte.

É claro que o Teatro Bracarense espera contar com estas prendas e muitas mais, tudo para nos enriquecer enquanto grupo, para podermos melhorar as nossas infra-estruturas e para vermos o teatro a ser valorizado na proporção que lhe é devida, ou seja, muito!

Apesar de estas prendas que vocês gostariam de nos oferecer estarem num plano teórico, tal não é utópico. Estas prendas ser-nos-ão dadas, havendo para isso a necessidade de cooperação e divulgação daquilo que somos, daquilo que almejamos e daquilo que outros esperam de nós.

Sabemos então que os nossos eleitores querem/gostariam de nos ver presenteados com grandes públicos. Para tal, os apoios de poderes políticos e mecenas privados nunca são demais, os intercâmbios com outros grupos são uma mais-valia e um enriquecimento e uma apreciação critica dos media regionais serviria para nos dar visibilidade e para projectar perante todos o valor da NCB enquanto grupo de teatro amador, no nosso caso particular.

Apelamos então ao nosso público e mais genericamente à sociedade civil, às entidades oficiais, às autoridades municipais, etc., que não deixem cair as iniciativas de carácter cultural para que assim seja preservada a nossa memória colectiva, aquilo que fomos, o que somos, mas esperançados num futuro que nos realize e que preserve a nossa identidade.

A cultura de um povo é o seu bem maior e nós queremos dar o nosso contributo para que ela não seja subvertida por influências ou modismos de outros poderes mais mediáticos ou mediatos.

Joana Barroso Magalhães

Um comentário:

Miguel Marado - NCB disse...

O Teatro Bracarense precisa de muitas coisas, mas felizmente tem já muitos atributos e valias.

No que respeita a este Natal e a esta sondagem,os grandes públicos são, para mim, mais um objectivo do que uma prenda. As restantes opções são meios de subsistência e de atingir os tais grandes públicos.

Espero ver-te amanhã no Centro Cívico de Palmeira, Grande Público!

Miguel Marado