quarta-feira, 2 de janeiro de 2008

18-Maioridade?

A NCB comemora no ano que se aproxima, a passos largos, 18 anos de existência! Assim sendo nós, o grupo juvenil, lançamos um Festival onde figuram 8 peças. Todas elas para serem levadas a palco quer pelos elementos mais antigos do grupo, quer pela nova fornalha de talentos que se estão a formar no workshop organizado pelo nosso encenador. Os cartazes serão afixados atempadamente em escolas, locais públicos, para a informação do público em relação a essas peças.

Normalmente 18 anos, significa o virar da página de uma vida. A passagem da adolescência para uma juventude prematura. Imaginamo-nos muito crescidos e adultos, quando na verdade somos ainda tigres de papel com muito para aprender. É uma altura da nossa vida em que normalmente vivemos mais, aprendemos mais, experimentamos mais, e amadurecemos. Altura na qual precisamos que as pessoas nos dêem palmadinhas nas costas, nos apoiem, nos abram os olhos. Uma altura em que a adrenalina vem ao de cima e em que queremos sempre mais.

Bem, muito se assemelha ao que o nosso grupo vai viver daqui até Abril. Temos uma série de novas experiências para viver, 8 novas peças, quase sempre envolvendo o improviso, o qual exige muito da nossa imaginação, e o qual puxa a adrenalina ao seu limite. Pouco a pouco, peça a peça vamos amadurecer ainda mais e mais. Após uma peça imaginamos que tudo correu muito bem, quando na verdade se cometeram erros, mais ou menos importantes, todos eles fruto da pouca experiência e muitas vezes do excesso de confiança existente, próprio de quem quer mostrar que é capaz e “põe a carroça à frente dos bois”.

Por isso nós precisamos que tu, você, ele, e todos estejam lá. Nos 8 dias em que vamos subir ao palco para tentar mostrar que somos capazes, que somos os melhores, e que sabemos fazer teatro. Deixem-nos mostrar que a cultura em Portugal se resume a mais do que os Morangos ou o Benfica, e deixem-nos mostrar que nós atingimos a maioridade e estamos aptos para vos proporcionar um bom espectáculo.

Dia 5 estreamos a primeira peça da mostra teatral (“Natal a Se7e”) no Centro Cívico de Palmeira. Esta peça é sobre 7 amigos que vão passar as férias de Natal juntos na casa de dois deles em Bragança. Uma história alegre, divertida e também com um pouco de suspense. Apelo a que todos se deixem contagiar pela nossa vontade, e apareçam. Por isso estejam lá! Estejam lá para poderem dizer o que correu menos bem, onde podemos melhorar, para aplaudirem no fim da peça e para nos darem uma palmadinha nas costas quando sairmos.



Daniel Pereira

2 comentários:

Miguel Marado - NCB disse...

A maior dificuldade de fazer 18 anos é o acréscimo de responsabilidade aos olhos do mundo. Pois bem, a responsabilidade em Teatro mede-se pela quantidade e variedade de público ao qual temos de agradar.

Resumindo: estamos prontos para todos e esperamos que nos aumentem a responsabilidade, para nos motivar a dar mais e mais.

Bom texto!

Marado

Diogo Ferreira - NCB disse...

Venham mais 18 ou 20 ou mesmo 180, o teatro é arte e a arte é intemporal! temos de fazer com que a companhia em que representamos a nossa arte marque na sua história "a festa de aniversário" que lhe estamos a dar.

Espero ver vos nas cadeiras que vos tão reservadas numa plateia perto de nós.

Abraço

Diogo Ferreira