quarta-feira, 26 de dezembro de 2007

Festival do 18º aniversário da Nova Comédia Bracarense

Este ano a Nova Comédia Bracarense faz 18 anos e, para festejar este aniversário, será organizada uma mostra de teatro que terá início no dia 5 de Janeiro, com uma peça de Natal, criada a partir das personagens da peça “Se7e”, e que terminará no 12 de Abril, com um improviso. Nesta mostra serão apresentadas todas as peças feitas, até á data, pelo actual grupo juvenil da NCB. O que torna esta mostra de teatro mais interessante do que qualquer outra (modéstia á parte, bastaria apenas ser feita por nós) será uma votação para eleger os melhores actores do grupo. Os prémios serão divididos em três categorias: Melhor Actor do Festival, Melhor Actriz do Festival, e Melhor Novato do Grupo (a entrega dos prémios terá lugar no dia 12 de Abril, aquando do improviso).

Para os participantes do workshop poderem ser nomeados para o prémio de melhor novato, têm que estar entre os 4 mais assíduos do curso, para além de terem que participar no único espectáculo dos novatos, que será um improviso agendado para o dia 19 de Janeiro. Os possíveis nomeados são: Cati Gonçalves, Rui Lucas, Bruno Boss, Pedro Bafo, Pedro Kayak e Tiago Pintas.

Para os actores do grupo poderem ser nomeados para Melhor Actor ou Actriz do Festival é necessário participar no mínimo em dois espectáculos, participar em todas as actividades do grupo, tais como escrever no blog e estar nos ensaios sempre que possível. Além disto, a direcção do grupo não pode ser nomeada.

Todas estas regras devem-se ao facto de a votação não poder atingir a verdadeira justiça, por factores óbvios. Assim a justiça do resultado final será maior, porque para quem teve esta (a meu ver) magnífica ideia “o verdadeiro vencedor é sempre o actor que está a horas em todos os ensaios, que envia os seus textos sempre a horas e com o cuidado que se pede, que se oferece para facilitar o trabalho de quem está no comando”.

Assim, o objectivo destes prémios é motivar quer o público, quer os elementos do grupo, e premiar as pessoas que de facto contribuem para o melhor funcionamento do grupo. É de salientar que o vencedor é determinado pelo público, através de eleição directa com direito a dois votos, teoricamente: um voto por e-mail para o ncbjovens@gmail.com e voto no nosso blog, em sondagens inseridas para o efeito.

Na minha opinião esta pequena competição é perfeita, no âmbito em que poderá cativar mais pessoas a envolverem-se no Festival para poderem votar no final da mostra, o que levará as pessoas a verem mais peças do nosso grupo; poderá também criar uma competição saudável entre os actores do grupo, o que criará condições propícias para o desenvolvimento das capacidades de cada actor.

No final, saímos todos vencedores: os artistas do grupo, o nosso público, a Nova Comédia Bracarense e o teatro em geral…

Nuno Araújo

2 comentários:

Miguel Marado - NCB disse...

Antes de mais, os meus parabéns ao Nuno pelo seu primeiro texto!

Espero que todos venham ao nosso Festival e ajudem, com os seus votos, a escolher os melhores nestes espectáculos. Acho que a decisão será difícil e que todos os votos serão bem lançados...

Boa escolha!

Miguel Marado

Diogo Ferreira - NCB disse...

Eu também dou os meus parabéns ao Nuno pelo texto.

Quanto ao texto em si, também espero que o público adira aos espectáculos e às votações.

E já agora, é só pra avisar... o prémio de melhor actor vai ser pra mim!

Aquele abraço

Diogo Ferreira