quarta-feira, 19 de dezembro de 2007

Comentário à última sondagem e Mensagem de Natal do grupo

Tendo a nossa última sondagem (“Quantas peças assistiria no período de um ano?”) produzido os seus resultados, compete-nos analisá-la e interpretá-la para termos uma noção dos hábitos das pessoas, no que respeita à sua assiduidade a peças de teatro no período de um ano.

Identificamos na resposta “Nenhuma ou muito poucas” 13% dos votos (3 pessoas); “Só assistiria se entrasse gente conhecida”, 4 % (1 voto); “4 ou 5”, 21% (5 votos); “Entre 5 a 10”, 4% (1 pessoa); “Entre 10 a 15”, 8% (2 pessoas); a hipótese “Entre 15 a 20” não obteve qualquer voto; “O máximo possível” é a que apresenta maior votação, com 47% dos votos (no total de 11).

No âmbito desta sondagem, constatamos que a maioria dos votantes refere que vai ao teatro o máximo de vezes possível.

Constatamos também que algumas pessoas raramente ou nunca vão ao teatro, sendo que, em pé de igualdade, as pessoas se deslocam para ver peças entre 10 a 15 vezes por ano.

Podemos então, tirar como ilação, que os hábitos dos nossos “visitantes” são diversos e que, se por um lado poucos se dirigem com regularidade ao teatro, outros quantos fazem-no com frequência ou quando lhes é possível.

Com este inquérito denota-se que os votantes não têm, ou pelo menos assim parece, hábitos culturais no que diz respeito ao teatro. Sentimo-nos então na “obrigação” de fazer reavivar esta prática que, para além de lúdica, pode ser também a interpretação e o reflexo de uma sociedade moldada por certos parâmetros de ordem social, económica, política, etc. Só achamos que tal prática é benéfica para o espectador e demais cidadãos e dela só advém pontos positivos.

------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Imbuídos de um espírito natalício o grupo da Nova Comédia Bracarense espera que este Natal vos traga felicidade e o ânimo para passarem esta quadra da melhor forma possível.

Queremos, portanto, que nesta quadra que se avizinha as diferenças sejam esquecidas, as cores aceites na sua pluralidade, o sentimento exacerbado no seu ponto máximo de positividade.

No Natal o que realmente importa são os sentimentos que brotam no coração de cada um de nós.

Que o teatro contribua, da nossa parte, para o vosso bem-estar, que ele seja a nossa prenda para vocês.

No entanto, queremos também que os vossos desejos e ânsias sejam plenos, que se vos assemelhem e apareçam como que por arte mágica de um menino Jesus ou, quiçá, de um pai natal!

Que a mística do natal permaneça nos vossos anos e natais vindouros, que o próximo ano seja para vós uma constante troca de ternura e a realização de vossos sonhos e desejos.

Creio que esta mensagem que a Nova Comédia Bracarense vos passa é tudo aquilo que vos desejamos!

Não queremos falsos moralismos, queremos sim que as vossas vidas neste natal sejam repletas de tudo, tudo e tudo.

Sara Manuela

4 comentários:

Miguel Marado - NCB disse...

Parabéns à nossa Nela por este texto de estreia. Que muitos sigam o primeiro!

Neste Natal só posso desejar o melhor aos meus colegas, que a vida os premeie pelos méritos que têm, que o teatro seja sempre repleto de momentos de partilha, de amizade, mas também de objectivos e trabalho.

Ao nosso público, actual e futuro, só posso desejar que sejamos sempre capazes de nos ultrapassar a nós mesmos e dar-vos tudo o que o teatro vos quer dar. Espero que o teatro seja dos momentos memoráveis das vossas vidas, que o partilhem com amigos no palco, amigos na cadeira do lado, ou partilhem risadas e momentos de emoção com uma vasta plateia de desconhecidos.

Viva a NCB!
Que o Natal seja generoso contigo, o nosso símbolo de união, de amizade, o nosso "estado mais puro da Arte".

Miguel Marado
(o sr. que roubou as barbas ao Pai Natal...)

Anônimo disse...

Gostaria de começar o meu comentário por pedir desculpa à Sara uma vez que o que irei escrever aqui não é nada relacionado com a linda mensagem natalícia que nos deixou. Até porque sou uma pessoa que não liga nada a esta época do ano por motivos diversos pelos quais estarei disponível a debater com quem quiser um dia destes.

Na realidade gostaria de deixar um pequeno comentário à actual sondagem “Qual a melhor prenda de Natal para o teatro bracarense?”. É com tristeza que vejo que a opção “mais intercâmbio com outros grupos” recebe apenas um voto. O meu, já agora. E porquê? Sabemos perfeitamente que o desenvolvimento cultural em Portugal, nomeadamente o teatral, tem vindo a sofrer um subdesenvolvimento. Nesta sociedade cada vez mais individualista, as pessoas não consideram necessário expressarem-se a não ser pelo trabalho e pelos compromissos de mercado e económicos. Cada vez mais assistimos à ideia de que para cá estarmos apenas temos que sobreviver e para que isso aconteça é cada um por si.

Deixemos esta ideia, entrei no teatro porque Augusto Boal me mostrou que o teatro é uma arma de luta poderosa onde todos e todas devem participar para criar a ideia de que outro mundo é possível, um mundo melhor é possível. Através do Teatro-forum, do Teatro do Oprimido e do Teatro Invisível, Augusto Boal diz-nos que o teatro acontece quando já não há distinção entre público e actores. O clique que nos impede de pensar que estamos a assistir a uma peça de teatro, o clique que nos diz “eu faço parte desta acção e estou a vivê-la!”.

O que quero dizer com isto tudo? Se o teatro está em declínio não nos irão salvar os grandes públicos nem as comparticipações estatais, privadas ou aprovações da comunicação social. O que nos irá salvar e fazer do teatro a arma de influência para a sociedade será discutirmos entre os diferentes grupos teatrais quais os melhores caminhos para re-elevar o teatro.

A troca de experiências, a participação, a emancipação consegue-se quando soubermos entre os diferentes grupos construir a ideia. Que ideia? O horizonte do teatro, seja ele qual for.

Kayak

Diogo Ferreira - NCB disse...

Eu estou aqui para dizer k partilho os desejos de toda a NCB e vos desejo um felicissimo Natal repleto de alegria familia e aquilo que todos queremos: PRENDAS :P

Um abraço enorme a toda gente que aqui nos lê e que em salas, auditorios ou em qualquer outro local nos vê...

Diogo Ferreira

Anônimo disse...

Nela, tens a honra do meu primeiro comentário a um texto do blog da NCB!
lol!

E não podia calhar melhor!!!

Porquê?!
Porque AMO esta época do ano! As mensagens de bom natal, o jantar em família, as (mini-mini)férias, o convívio, os doces ! XD

Aproveito para desejar om natal muitoooo feliz ao pessoal da NCB (que espero vir a conhecer melhor!) e ao público, sem o qual o teatro não teria tanta magia!
=)

***Beijos***