terça-feira, 8 de janeiro de 2008

Os novos artistas e o dia 19 de Janeiro

Como saberão os nossos leitores mais assíduos, começou no dia 30 de Setembro de 2007 o “Workshop de novos artistas” do grupo juvenil da NCB, dirigido por mim. Toda a informação relativa a esta pequena introdução ao teatro e ao improviso pode ser consultada num texto anterior deste site ( http://ncbjovens.blogspot.com/2007/09/breve-introduo-ao-teatro-na-ptica-do.html ).

Tenho o prazer de dizer que este curso foi muito proveitoso e correu bem, à excepção de algum excesso de à-vontade de alguns dos participantes que levava, ocasionalmente, a que nos perdêssemos um pouco. Nada de grave, no entanto.

Penso que esta iniciativa valoriza o grupo, visto procurar promover a integração de um novo conjunto de seis artistas da melhor maneira, pondo-os a trabalhar na perspectiva do grupo, no nosso modus operandi. Foi bastante fácil trabalhar com estes jovens entre os 15 e os 20 anos, visto todos terem alguma experiência de qualidade nesta área, o que permitiu desenvolver rapidamente todas as temáticas abordadas.

Assim, o Bruno Boss, a Cati Gonçalves, o Pedro Bafo, o Pedro Kayak, o Rui Lucas e o Tiago Pintas, depois de 18 sessões de trabalho ao longo de três meses e meio, vão estar em palco no dia 19 de Janeiro, no âmbito do nosso Festival da Maioridade, com alguns exercícios de improviso, uma técnica muito trabalhada por nós, de modo a concluírem a sua “formação” da melhor forma. Este exercício final é uma das situações mais esperadas pelo grupo juvenil em geral e, pelas características dos actores envolvidos, posso facilmente dizer que eles só nos valorizarão.

E sim, serão quatro destes artistas os nomeados para o Prémio “Melhor Novato do Grupo”, que será de decisão do público. Resta-me dizer, então, quais os mais assíduos e pontuais deste grupo, os nomeados para este prémio: Bruno Boss e Pedro Bafo (totalistas, estando presentes em todos os momentos do workshop); Rui Lucas e Cati Gonçalves (os elementos que se seguem no que respeita aos critérios pretendidos). A partir de 20/01 será possível votar num deles para receber este Prémio. A presença no espectáculo de dia 19/01 (sábado), às 21h45, no Centro Cívico de Palmeira, torna-se praticamente obrigatória, para aplaudir as mais recentes “contratações” da NCB, para assistir à “especialidade” do nosso grupo, o improviso de comédia, e para eleger um deles como “Melhor Novato do Grupo”, o que será uma grande honra.

Quem ganha, feitas as contas, é sempre a NCB e o teatro, visto termos mais seis artistas de valor no nosso grupo e termos tido a oportunidade de os integrar devidamente e de os mostrar ao nosso público, certamente ansioso por um espectáculo de improviso teatral ao nosso melhor estilo.



Miguel Marado

Um comentário:

Diogo Ferreira - NCB disse...

Pelo que tenho visto isto promete...

Eu vou estar lá... e tu?

Grande texto, grande grupo, e grande capacidade informativa...

Abraço

Diogo Ferreira