terça-feira, 25 de setembro de 2007

Breve introdução ao teatro, na óptica do grupo juvenil da NCB

Como alguns saberão, começará a preparar-se, no próximo Domingo, um breve “curso” de teatro no qual se integrarão os novos artistas do nosso grupo juvenil. Quem estiver interessado e não tiver sido ainda contactado, pode enviar um e-mail para MiguelMaradoNCB@gmail.com a pedir mais informações, de preferência o mais brevemente possível.

Delinearei muito brevemente, neste texto, as premissas básicas deste “curso”, que começará com uma introdução ao teatro de amadores (centrando-se no seu funcionamento e principais dificuldades) e à NCB. Falaremos, também, das regras essenciais do grupo juvenil, que se verão reflectidas neste “curso”.

A partir da conclusão deste ponto, passaremos a, através de exercícios e conversas, abordar o teatro e o trabalho deste, começando com o à-vontade com os colegas e o adquirir de capacidades no que respeita à desinibição, ferramenta essencial para trabalhar melhor, sem deixar que as nossas limitações psicológicas nos impeçam de dar um contributo válido e essencial, simplesmente por nos parecer algo de embaraçoso. Estes ensaios serão divertidos e leves, sendo que muitas vezes estaremos a aprender valores essenciais sem darmos conta disso, de uma maneira suave.

Também através de exercícios, trabalharemos a postura e a noção de posicionamento dos actores em palco, tendo como principais condicionantes o público e os restantes actores. O tornar estas capacidades algo de instintivo, natural para o artista, é fundamental na abertura de oportunidades para trabalhar mais aprofundadamente os aspectos criativos em teatro.

Serão também abordadas a memorização e as diversas técnicas de estudo de um texto, que se relaciona também com o trabalho do mesmo, envolvendo a interpretação e o trabalho de personagem, no qual assumiremos o actor como elemento de importância criativa numa peça. Será essencial a compreensão destas premissas, evidentemente essenciais ao trabalho de um texto teatral em palco, mas também necessárias ao improviso, em todas as suas variantes e em todos os seus exercícios. Aqui, breves noções básicas, como a “empatia”, ajudarão os futuros intérpretes a abordar melhor os seus “desafios teatrais”.

A projecção e colocação de voz serão também brevemente abordados, sendo que não sou especialista na “leccionação” desta matéria, assim como de qualquer outra, como a minha humildade e o meu sentido de realismo me obrigam a mencionar.

Insistiremos bastante na técnica do improviso, na sua definição e nas suas regras, explorando algumas variantes. Aprecio muito esta técnica, que creio desenvolver dramaticamente os artistas, de uma forma geral, pelo facto de apelar mais naturalmente à imaginação e criatividade do artista, conseguindo dar-lhe ainda mais armas para abordar as situações psicologicamente mais extenuantes da prática teatral.

Nesta fase, estudaremos a possibilidade de vir a realizar um espectáculo de improviso, consoante já foi feito no nosso grupo por diversas ocasiões (ver textos anteriores), o que seria interessante, visto garantir a aplicação empírica das aprendizagens e a exposição dos novos artistas à pressão de representar em público, de interagir com este, o objectivo final de qualquer trabalho teatral. Caso este evento venha a suceder, será certamente algo de extraordinário na vida dos estreantes, que podem, quem sabe, estar no prelúdio de uma vida de palco, de espectáculo, de sofrimento pela arte…

Estou confiante que trabalharemos muito bem, caso haja interessados suficientes para a realização deste curso. Além disto, é para mim evidente a necessidade de compreensão da forma de trabalhar do grupo e de cada um funcionar, que será mutuamente adquirida aquando deste pequeno projecto, que não durará mais do que três meses, em princípio.

Até breve!


Miguel Marado

Um comentário:

Diogo Ferreira - NCB disse...

Fico muito feliz por receber este convite, e tenho a dizer que eu sou a favor da expressão: "O Saber não ocupa lugar!" e que como digo no meu perfil quer sempre aprender para me melhorar como actor.

Tudo isto para chegar onde??
Para dizer que estarei presente no Domingo e que se os horários desse curso me forem favoráveis, eu vou estar lá para aprender e crescer como actor!

Com isto dito fica AQUELE abraço e um terno obrigado pelo convite


Diogo Ferreira