quarta-feira, 5 de setembro de 2007

Cadeiras vazias

Porque é que as pessoas não vão ao Teatro?
Por ser uma seca? Por ser de fraca qualidade? Por ser caro? Porquê?
Não concordo com duas coisas. Na TV somos confrontados com programas de comprovada má qualidade e mesmo assim atingem audiências elevadas, certos programas que são uma relativa seca.
Atenção, mais uma vez, eu não estou a falar do teatro profissional, falo sim, daquilo que me diz respeito, do teatro amador. Porquê não se vêem salas cheias, mesmo em pequenos anfiteatros? Não sei. Só sei que quando um iluminado presidente de um clube fez uma aparição televisiva para dar uma entrevista, vi uma praça cheia de gente. Seiscentas mil pessoas, invadiram as ruas das zonas ribeirinhas de Porto e Vila Nova de Gaia, cerca de 6% da população portuguesa, para durante um dia inteiro ver uma corrida de aviões. Mas, porque será que as companhias amadoras de teatro não enchem salas? Será por serem amadoras? Sinceramente não percebo. Vejo esboços de actores a tentarem representar em novelas juvenis. Será por causa da mania que os portugueses têm de que aquilo que não é famoso e caro, não é bom? Sinceramente, não sei.
No meio disto tudo só tenho que realçar e louvar o esforço das companhias amadoras de teatro, porque contra quase tudo e quase todos, contra uma sociedade desatenta, descuidada e ignorante, conseguem levar aos palcos e ás localidades mais isoladas, um pouco de teatro, um pouco de cultura, levar pelo menos um pouco de emoção e novidade. Companhias essas que tiram os jovens da rua, dão-lhes a conhecer o que sabem de teatro, pouco ou muito, abrem horizontes e conhecem realidades diferentes daqueles que estão habituados. Jovens esses que quando representam, estão a dar o melhor de si, estão a mostrar o que valem e gostam do que fazem. Companhias como a Nova Comédia Bracarense e jovens comos os que a integram. Jovens que passam horas a ensaiar, enfrentam medos e ambições só para nos trazerem um pouco do espectáculo e muita cultura.
Desde já e para sempre dou os meus parabéns e o meu muitíssimo obrigado a todos estes jovens.

2 comentários:

Diogo Ferreira - NCB disse...

Eu dou também os meus parabéns...

E subescrevo a vontade de ver as cadeiras de todos anfiteatros e salas ocupadas, pois o teatro por muito que seja de todos aqueles que trabalharam pra peça ir a palco, é principalmente daqueles que a vêm, pois sem público não há sequer peça...

Deixo aqui o convite a quem já aparece para continuar a aparecer e a quem não o faz, a descobrir que não é só na televisão que se vê boas performances...

Fica também os parabéns a um grande texto sobre um grande tema.

Diogo Ferreira

Miguel Marado - NCB disse...

Eu dou também os meus parabéns, aceitando-os de volta, porque faço parte dessa lista de jovens.

As minhas maiores, infelizmente recentes, mágoas no teatro, estão relacionadas com a incapacidade de dar ao público a oportunidade de ver o meu, e nosso, trabalho. Quando tiverem a oportunidade não a percam.

Sinceramente, não vejo grande esforço no sair de casa para ir ver uma peça, especialmente quando comparado com o estar num café a fazer sabe-se lá bem o quê, com música aos berros nos ouvidos.

Bem, mas isso sou eu...

Marado