quarta-feira, 19 de setembro de 2007

Regresso às aulas

Pois é, eu escolhi um tema aterrador para este texto... Ou será que não?

Afinal o que é o regresso às aulas? E que raio tem isto a ver com teatro? E que é que me deu que só faço perguntas?

Quanto a esta última, é simples, todos nós fazemos perguntas e questionamos tudo à nossa volta, umas vezes de forma mais veemente, outras menos, umas vezes questionamos os outros e outras, a nós próprios. E é isto que me traz às respostas a todas as outras perguntas feitas no primeiros dois parágrafos.

No ano lectivo transacto, foi-me questionado mais que uma vez se não achava que o teatro (e eis que afinal este texto sempre tem algo a ver com o teatro) chocava com as minhas responsabilidades para com os estudos. Eu sempre disse, garanti e continuo a garantir que não o fez, não o faz, nem o irá fazer. Como sei isto, perguntam vocês? Fácil. Cabe a cada um destinar o tempo que acha necessário a cada actividade, e é da responsabilidade de cada um conjugar as actividades curriculares e as extra-curriculares por forma a dar o seu melhor em cada uma delas, algo que tenho aprendido muito gradualmente, porque considero que isto varia de pessoa para pessoa e que cada um deve encontrar as suas medidas.

O que me traz ao cerne da questão, ou do texto neste caso, o regresso as aulas. Com o regresso às aulas temos de readaptar tempo e vontade por forma a ir de encontro às exigências que encontramos. Ao início das aulas muitos de nós associamos uma série de coisas. A partir do ano passado, eu passei a associar também o início de actividades do grupo de teatro. Re-iniciou-se o ciclo, vai começar de novo, mais aprendizagem novos amigos, novos objectivos... Espera! Estou a falar do teatro ou das aulas? Pois é. Estou a falar de ambos, pois de facto têm muito em comum e respondendo, agora definitavamente, a quem pôs em causa a compatibilidade de ambos: não, não acho que seja incompatíveis. Acho que se completam, pois cada um deles me ensina algo diferente e cada um deles terá o seu impacto no meu futuro.


Resta-me agora fazer-vos perceber o porquê de eu dizer que o regresso às aulas não é aterrador. Leram o texto? Pode-se descobrir lá muitas razões para estar feliz pelo reiniciar de um ano lectivo, amigos e aprendizagem são apenas dois deles e quem sabe vocês, em vocês mesmos, não encontram mais uma panóplia a adicionar aqui?
Fica o conselho, abram a mente e a boa vontade a mais um ano lectivo, pois quando for para ir para um emprego, isso sim, vai ser deprimente... Ou será que ainda vou descobrir que estou errado?


Diogo Ferreira

Um comentário:

Miguel Marado - NCB disse...

O regresso às aulas é sempre algo que mistura várias emoções e traz algumas novidades. O teatro pode, de facto, ser uma delas.

Esperemos que melhores tempos venham, e que mais vontade de trabalhar, em todos os sentidos, surja.

De resto, sempre é melhor ser estudante do que... desempregado.

Bom texto.

Abraço,

Miguel Marado