terça-feira, 2 de dezembro de 2008

O que é um actor? Parece que há gente importante que não sabe!

Os actores já não são distinguidos pelo seu valor, existem outros métodos para a sua escolha que em nada têm a ver com a arte de representar. A mística, esse conjunto de práticas conducentes ao êxtase, tem vindo a desaparecer. Infelizmente, é este o mundo em que vivemos actualmente! Há quem ousa chamar-lhe, e apoio quem o diz, o Mundo das Cunhas!

Nos tempos que correm, os actores são escolhidos por serem “bonitos”, filhos de antigos verdadeiros grandes actores, agenciados nesta e naquela agência como manequins fotográficos ou modelos, famosos (não importa se através de um trabalho musical, se da participação num programa televisivo ou se por serem praticantes profissionais de algum desporto) …e é isto ser actor? Não, isto não é ser actor! Actor é aquele que representa, aquele que sabe o que é ser uma personagem, aquele que merece que lhe batam palmas no final de um espectáculo. E este deveria ser o parâmetro mais importante a avaliar, o que não acontece na maior parte dos casos.

Mas ainda assim, há coisas que são bem mais tristes e revoltantes. Esses famosos actores, que a nível de representação nada sabem, têm a lata de enganar milhares de jovens ao dar workshops de representação por todo o país. Que maneira indecente de extorquir dinheiro a tanta juventude com vontade de aprender. E aprender, é algo que não faz parte do workshop dado por esses incapazes do mundo do teatro! Chamo-lhes incapazes pela forme como subiram as escadas do mundo do teatro, pois de certo subiram-nas no colo de alguém.

Se já não há actores como antigamente (quando o valor em termos de representação se sobrepunha a tudo)? Há sim, e nunca deixarão de existir pessoas com imenso valor nesse sentido! Mas estão a cortar as asas a quem quer e tem capacidade para voar num mundo teatral!

Grosso modo
, não há actores de qualidade. É claro que existem excepções, mas estas deveriam estar no lugar da generalidade, e os “cunhas” nas excepções. Todos sabemos que as escolhas deviam ser feitas ex aequo, mas isto não sucede. Deixo um apelo a quem partilhe da minha opinião, nunca se conformem e mostrem da maneira mais correcta o que é para vocês teatro! Nós por cá continuaremos a fazer o nosso papel por uma só razão: amor por aquilo que outros tentam desvalorizar, amor ao teatro!

Rui Lucas

Um comentário:

Miguel Marado - NCB disse...

Concordo com muito, se não tudo, do que aqui foi escrito pelo Lucas. O talento em Portugal não é pouco, nem demasiado ocasional. No entanto, parece não aparecer...

A nossa televisão dá-nos aquilo que comemos. Afinal, porque cozinhar um delicioso pitéu, se um pratinho de moelas dá conta do recado?

Se queremos qualidade, devemos ser os primeiros a procurá-la, e não devemos dar dinheiro (sim, ver TV - publicidade -, é dar dinheiro) a quem não se preocupa com a nossa "dieta" artística.

Bom texto, Lucas.

Miguel Marado