terça-feira, 16 de dezembro de 2008

Sondagem do mês de Novembro

A sondagem do mês de Novembro tenta interrogar os nossos espectadores sobre os benefícios ou não do teatro na formação de uma criança. A pergunta colocada foi: “Acha que devia existir uma disciplina de expressão dramática nas escolas? E acha que isso ia beneficiar o Teatro criando espectadores mais fiéis?” As hipóteses de resposta a esta questão eram as seguintes:
1.Sim, acho que as aulas de expressão dramática iam ter muitos benefícios no desenvolvimento da criança e podiam criar o hábito de assistir a peças de teatro.
2.Não, acho que não devia ser obrigatório porque nem todas as crianças iam beneficiar de fazer teatro.
3.Não tenho opinião.

A primeira resposta obteve uma percentagem de 87,5% dos votos, a segunda obteve 0% e a terceira obteve 12,5% dos votos. Maior parte concorda com os benefícios que expressão dramática pode ter numa criança, toda gente sabe que as crianças são influenciadas pelos pais, pelos meios que frequentam e pela escola. As aulas de expressão dramática iam ajudar as crianças a libertar a sua imaginação, toda gente sabe que as crianças são verdadeiras fontes de criatividade. Podiam também ajudar a enfrentar os seus medos como por exemplo medo falar em público, ajudar a perder uma pouco da timidez de muitas crianças, que muitas vezes em adultos pode condicionar o seu comportamento em relação ao meio.

As aulas de expressão dramática podem ser uma forma de influenciar com o “bichinho” do teatro e, – quem sabe? –, assim conseguirmos criar um público fiel ao teatro, que é uma arte tão nobre e antiga. Em vez de verem séries que muitas vezes não têm qualidade podiam apreciar uma peça de teatro. Esta influência também não pode ser só exercida por parte da escola, mas também os pais tem que incutir nos filhos o hábito de ir ao teatro. A segunda resposta ninguém escolheu: isso mostra que já existe alguma consciência para os benefícios do teatro, mas também podemos considerar que 12,5% das pessoas que responderam com a terceira opção (“não tenho opinião”), podem ser pessoas que não estão informados em relação aos benefícios que o teatro pode trazer, não só numa criança, mas também nos adultos.

Existem pessoas que consideram o teatro algo “terapêutico”. Podemo-nos abstrair dos problemas do dia-a-dia e ser o que quisermos, experimentar sentimentos de fúria, tristeza, frustração, amor, etc. De um momento para o outro, podemo-nos libertar sem ter medo de sermos julgados pelos outros. Na minha opinião as aulas de expressão dramática iam ajudar as crianças a serem adultos mais confiantes, melhorando a sua capacidade de expressão e sociabilidade.

Um comentário:

Miguel Marado - NCB disse...

Como pessoa que já lidou proximamente com crianças e jovens em meio escolar, na prática teatral, penso que devia ser uma disciplina organizada e obrigatória, pelo bem que traz aos seus jovens praticantes.

A tolerância e o convívio são promovidos num ambiente aberto a algumas brincadeiras, no entanto sob a vigília e o contexto teatral, desenvolvendo-se artística e culturalmente.

Mais e melhor prática teatral. Mais e melhores cidadãos.

Miguel Marado