Tocou-me a mim, desta e mais uma vez, escrever um texto para este cantinho que acredito ser especial, de uma forma ou de outra, para todos os que o visitam, para todos os que nos visitam. Tocou-me também de forma especial o modo como a camada jovem da NCB agarrou mais um projecto, no mínimo, desafiante...
Já bastante foi dito e escrito neste blog acerca do Teatro do Oprimido, pelo que penso que já devem estar familiarizados com o objectivo e principais características distintivas deste género teatral, se assim o posso denominar. Por esta razão, vou limitar-me (ou talvez não...) a partilhar convosco duas fotografias, dois momentos que tiveram lugar ontem, dia 11 de Outubro, no Centro Cívico de Palmeira, durante a apresentação da peça que rematou o Workshop dirigido pelo Pedro Kayak sobre o Teatro do Oprimido.
Na primeira imagem estão presentes, da esquerda para a direita, Pedro Bafo, Liliana Ribeiro, Tiago Pintas, Rui Lucas, Miguel Marado e Ângela Saraiva da Rocha, ainda na primeira parte do espectáculo, durante a qual estes actores simularam um call center.
O momento retratado na segunda fotografia diz respeito à encenação de um Parlamento, no qual participaram, novamente da esquerda para a direita, Tiago Pintas, Liliana Ribeiro, Rui Lucas e dois convidados especiais, que se encontravam no público e tiveram oportunidade de partilhar este momento com os jovens actores da NCB, na bancada da “esquerda”.
Poderia, agora, tentar analisar variadíssimos aspectos relativos às duas fotografias aqui presentes. Poderia igualmente começar a tecer comentários, certamente infundados, acerca destes momentos que brindaram a noite de todos os que se deslocaram, ontem, ao Centro Cívico de Palmeira. Em vez disso, prefiro terminar este pequeno momento expressando a minha admiração por estes jovens que, comprometidos social e politicamente com o que os rodeia, têm conquistado, passo a passo, o mundo, do teatro amador e não só.
Joana Raquel Antunes
2 comentários:
Pois, já há imagens da nossa mais recente estreia aqui, na nossa página...
Espero que traga alguma água às bocas dos que estiveram ausentes e boas memórias aos que estiveram presentes.
Mais oportunidades teremos, de qualquer modo...
Bom texto de comentário, também.
Miguel Marado
Estas fotos mostram mais um dos deasfios ultrapassados com sucesso por parte do nosso grupo juvenil, confesso k no dia da estreia estava mesmo muito nervosa... No final fikei mt feliz com o resultado e orgulhosa o nosso grupo...
kero dar os parabens da joana pois o texto sobre as fotos ta m bem escrito, beijinho pa ela e pa todos os k vem visitar o nosso cantinho :)
Postar um comentário