terça-feira, 14 de outubro de 2008

Sondagem de Setembro

A sondagem do passado mês de Setembro teve como objectivo principal o conhecimento, por parte da Nova Comédia Bracarense, da opinião do nosso público em relação à abordagem de temas polémicos em palco, já que o nosso grupo juvenil realiza, com alguma frequência, espectáculos que têm como base temas que podem ser considerados polémicos.
Foi então colocada a questão: “Considera importante a abordagem de temas polémicos em palco?”.
A maioria, 64%, dos inquiridos responderam que consideram importante esta abordagem em palco, já que consideram que estas abordagens devem ser feitas com vista a mudar mentalidades.
Com 36% de votos do público, foi afirmado que estas abordagens são consideradas importantes, porque consideram que é importante mostrar à população as diferentes visões de um tema, mas, no entanto, consideram que estas abordagens não servem para alterar opiniões previamente adquiridas em relação ao tema representado em palco.
Nenhum dos inquiridos respondeu à pergunta colocada negativamente, isto é, nenhum dos inquiridos respondeu às propostas: “Não, porque penso que quando essa abordagem é feita, é sempre mostrada a forma mais extremista de um ponto de vista” e “Não, porque uma pessoa deve informar-se sozinha e formar a sua própria opinião”.
Podemos considerar que esta sondagem foi clara e expressiva, já que nenhum dos inquiridos considerou que a abordagem de temas polémicos em palco não é importante, já que perante as hipóteses apresentadas (“Não, porque penso que quando essa abordagem é feita, é sempre mostrada a forma mais extremista de um ponto de vista” e “Não, porque uma pessoa deve informar-se sozinha e formar a sua própria opinião”), nenhum dos inquiridos se identificou com nenhuma das hipóteses.
Podemos considerar ainda mais expressiva esta sondagem pela evidente coesão em relação à primeira hipótese apresentada (“Sim, penso que estas abordagens devem ser feitas com vista a mudar mentalidades”), onde o nosso público mostrou inequivocamente a sua opinião, o que mostra que esta abordagem de temas polémicos realizada com alguma frequência por parte do grupo juvenil da Nova Comédia Bracarense, é vista como muito importante por parte do nosso público, o que nos dá ainda mais confiança numa próxima apresentação cujo tema base seja considerado “mais polémico”, já que a informação que nos foi fornecida pelo nosso público foi a mais positiva possível.


Até à próxima!

Ângela Saraiva

Um comentário:

Miguel Marado - NCB disse...

A polémica é importantíssima; a divergência de opiniões, a todos os níveis (político, religioso, científico, etc.) está na origem da evolução das sociedades.

É, aliás, na minha modesta (mas pensada e debatida, reflectida e premente)opinião o grande mal das sociedades a fuga a "tabus", sejam eles a que nível forem; o evitar e cortar de relações com a perspectiva dos "outros".

Não há normalidade na sociedade, não há moldura que contenha as imagens culturais e intelectuais que nos dividem e unem. Sendo assim, a polémica é-o não porque nós (NCB) queiramos, mas porque nós (sociedades) em conjunto o definimos assim. Não há como tirá-la do palco, da arte, da vida.

Fui talvez já longe demais no raciocínio...

Bom texto.

Miguel Marado