domingo, 26 de outubro de 2008

A influência da Arte/ Teatro no desenvolvimento do ser humano

Os primeiros anos da vida de um ser humano são os anos onde a intensidade de nova informação é máxima. Em nenhum tempo posterior aos 14 anos (aproximadamente), um indivíduo receberá e apreenderá tanta informação como nesses primeiros tempos de vida. Desde aprender a falar e a comportar-se na sociedade em que está inserido, a lidar com o seu corpo e novas formas de pensar que não as que encontrara no seu seio familiar. É precisamente neste período de tempo que o nosso cérebro absorve como uma esponja toda a informação que lhe chega e é neste tempo que as personalidades se formam.

Desde o início da vida de um indivíduo existe uma capacidade de recriar imagens, caras de familiares, relembrar tudo aquilo que é apreendido. Existe uma capacidade enorme do nosso cérebro para imaginar com a exactidão dos sentidos uma situação engraçada que aconteceu connosco; por exemplo: a quantos de nós não aconteceu já, estarmos a recordar uma situação engraçada e sentirmos quase as pessoas que estavam ao pé de nós naquele momento, ou sentir os odores e tudo o resto que nos rodeava?

É precisamente por ser este o tempo em que os sentidos estão prontos para receber todo o tipo de informações do meio envolvente, que devemos incentivar as crianças a mexerem em tudo o que as rodeia, a sentirem as formas de todos os objectos, a ouvir os sons... Devemos incentivá-las a viver novas experiências que ficarão marcadas para o resto das suas vidas. É neste período, portanto, que devemos introduzir a arte mais pura na vida de um ser humano, já que é neste altura que nos encontramos com a mente mais aberta, como já foi referido.

A vivência de experiências novas sobre a forma de uma personagem, vai trazer tanta ou mais consciência das consequências na vida de uma pessoa que passa por essa mesma vivência, mesmo que quando vivida por uma personagem ficcionada e interpretada por nós, actrizes e actores. O mesmo acontece em relação ás restantes artes: apreendem-se “novos” sentidos e melhoram-se os “antigos”; recriam-se memórias, personalidades; criam-se ambientes, situações, etc.

Concluindo, quanto mais cedo um indivíduo começar a ter contacto com o teatro, mais experiências vai viver, mais facilmente conseguirá enfrentar graves situações que se avizinhem no seu futuro e, acima de tudo, estará muito mais capacitado para continuar a praticar teatro, já que tudo se torna mais fácil quando se vivenciam previamente as situações.

Até à próxima!

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