terça-feira, 12 de agosto de 2008

Sondagem de Julho

Chegou ao fim mais uma sondagem. Esta sondagem tinha como principal objectivo percebermos qual era a opinião do nosso público quanto ao uso do calão em palco.

Com cerca de 46% dos votos, os visitantes do nosso blog dizem concordar com o uso do calão, mas apenas se a situação o justificar. Também com uma percentagem relativamente elevada de votos (32%), os votantes da sondagem concordam com o uso do calão, sem qualquer restrição. Somando a percentagem destas duas opções percebemos que a grande maioria dos votantes (quase 78%) concordam que se use o calão nos espectáculos, algo que suscitava grandes dúvidas no seio do nosso grupo juvenil. Com pouco mais de 21% dos votos, a opção de nunca usar o calão para facilitar situações de comédia completa as opções do nosso público, uma vez que a rejeição do uso do calão em palco ficou-se pelos 0%. O facto de não termos ninguém a rejeitar o uso do calão seja em que situação for, é um facto positivo, pois além de nos dar mais “armas” para produzir os nossos espectáculos, demonstra também que a mentalidade do nosso público é mais aberta e nem por isso preconceituosa.

Esta sondagem acaba por ser bastante importante para o nosso grupo, uma vez que poderá ter influência directa num futuro próximo relativamente a espectáculos que temos em mente realizar.

A conclusão que eu tiro desta votação é que as pessoas que nos acompanham, são um público mais jovem, sem “medo” do calão, e com a consciência de que por vezes o uso do calão pode ser importante ora para o desenrolar de uma situação, ora para a caracterização de personagens, entre outras coisas. Conseguimos aferir também desta sondagem que teremos ainda de ter atenção ao uso que poderemos vir a fazer dos “palavrões”, uma vez que temos uma certa percentagem de pessoas a opinar pelo não uso do calão para facilitar situações de comédia, e, uma vez que nós queremos agradar ao nosso público em geral e não apenas a certas “percentagens” do mesmo, terá de ser feita por nossa parte uma análise cuidada e bastante cautelosa de como proceder aquando de um possível uso do calão em futuros espectáculos por nós a realizar.

Agradeço a vossa participação em mais uma sondagem, e espero que continuem a participar nas próximas, pois, como neste texto deixei explícito, a vossa decisão pode ser bastante importante para a definição das opções deste grupo.

Pedro Bafo

Um comentário:

Miguel Marado - NCB disse...

Uma excelente conclusão de sondagem pelo Pedro Bafo, que se interessou por um tema que, tal como ele disse, deu origem a uma conversa recente.

O que penso é que há situações nas quais determinado texto ou contexto não usufrui do uso de palavrões, especialmente se for exagerado, por levar a que o espectáculo se torne inapropriado para crianças e leve a que determinada franja do nosso público (os que não votaram aqui) ache que não vale a pena assistir às nossas peças.

Sou, pessoalmente, adepto do uso de palavrões em muitas situações, mesmo nalgumas que possam excluir crianças ou público mais exigente, mas tenho de pensar em todos...

Bom texto!

Miguel Marado