quarta-feira, 20 de junho de 2007

Zapaterias

Brilhante…
Assim considero a nossa primeira ida a palco no dia 12 de Junho, com esta peça, protagonizada por cinco elementos (eu, Diogo, Marado, Daniel, Liliana) do grupo jovens da Nova Comédia Bracarense.
Zapatarias, retrata e critica, em jeito de comédia, tendo como base da representação o improviso, o que de mau pode ser encontrado no nosso comércio a nível de sapatarias, em relação á ignorância daqueles que trabalham no ramo, ao saberem falar muito mal ou até mesmo nada, das línguas mais utilizadas em todo mundo, o inglês, espanhol e o francês.
Esta peça foi preparada em cerca de 2 meses aproximadamente, esses que foram hilariantes, durante toda a sua preparação...
Diogo, o nosso empregado da sapataria, que caracteriza o verdadeiro ignorante nos três tipos de línguas, de todas as personagens esta era a que focava o verdadeiro problema, vindo na segunda parte da peça a crescer, a nível profissional, depois de frequentar um curso de línguas, acabando por dar o exemplo de como podemos mudar a nossa maneira de estar, para ser um bom profissional. Liliana, a dona da sapataria, esta mulher que sofria de uma anorexia intelectual, mas muito exigente com os seus funcionários, obrigando o seu funcionário a inscreve-se, num curso de línguas para poder continuar a trabalhar na sua loja. Marado e Daniel, deram a vida aos clientes da sapataria, de nacionalidades Inglesa, Espanhola, e Francesa. Cada um com uma personalidade própria, desde o turista, ao empresário, um actor de filmes pornográficos etc. Eu, era a voz consciência, que tentava alertar o empregado dos erros que cometia com os clientes, e traduzia para o público o que os vários clientes iam falando. É que este mesmo vem depois na segunda parte da peça, a cometer alguns erros quanto à tradução, levando o empregado a corrigir a própria consciência, o que levou a grandes momentos de comédia.
Isto é um pequeno resumo da Zapatarias, e se acham que pode ser divertido o que acabei de descrever, não podem imaginar o gozo que deu para nós actores fazer esta peça, foram momentos únicos, muita vontade de rir até mesmo das nossas próprias figuras naquele palco, foi a volta de 1hora e 30min que pisamos aquele palco, superamo-nos a nós mesmos, a quem estava a assistir e a quem nos pediu para realizarmos esta peça, a Associação Comercial de Braga.
A eles também fica o nosso agradecimento por terem feito este convite, para sermos nós, através da arte, a chamar atenção que há coisas a mudar no nosso comércio.



Mário Coelho.

7 comentários:

Miguel Marado - NCB disse...

Tens razão, Mário!

Obrigado por este texto, que reflecte bem a peça extraordinária que saiu daqui, bem como o imenso gozo que nos deu ensaiar e actuar com esta peça.

Agradeço aos referidos participantes, que se esforçaram e garantiram um grande espectáculo, além das "inside jokes" com que dávamos cabo da cabeça aos outros colegas...

Estes projectos são muito interessantes, pelo que ficamos abertos a convites no sentido de fazer mais do género.

Os meus (e nossos, creio)parabéns à Associação Comercial de Braga pela grande ideia que tiveram, originária da peça.

Resta ainda agradecer-te, Margarida, que nos recomendaste para este trabalho, perante a ACB.
Muitos beijos para ti!

Marado

Joana Antunes - NCB disse...

Infelizmente não tive oportunidade de ver, de vos ver, nesta peça. No entanto, pelo que o Marado comentou comigo, e lendo agora o teu agradável texto, começo a entender o seu propósito e a sua "onda". Parece-me que a ideia foi/é, de facto, muito original, não duvidando nunca do profisionalismo e boa-disposição com que a enfrentaram. Mais um momento NCB...

Anônimo disse...

percebo agora porque és meu irmão. tens jeito para a coisa. quando um dia poder finalmente ir a um espectáculo deixarei o meu comentário sobre a peça, embora não tenha muitas dúvidas de que seja muito cómico (já que tu fazes cada figurinha...). bem, agora que já te fiz a vontade desejo à nova comédia bracarense muito sucesso.

Parabéns irmão!!!

Diogo Ferreira - NCB disse...

Bem hão de ler no nome do autor deste comment que sou Diogo Ferreira ( o empregado).

Adorei todo projecto, desde o repto (obrigado ACB) como os ensaios e a apresentação em palco (Obrigado companheiros da NCB).

Quanto a este texto acho que é visível para todos que além de muito bem conseguido... Faz "aquela fome" de ver isto ser representado ou simplesmente de aprender línguas, como n posso ajudar através deste comment a realizar esses desejos, fica apenas os PARABÉNS ao Mário pelo excelente texto e a todo Grupo por mais um EXCELENTE trabalho (convencido não sou???:P:P:P)

Aquele ABRAÇOS dum e para os MANOS das BARRACAS :D

Anônimo disse...

olha o senhor narrador k tao bem decreveu a peça k que fez rir a valer!lol É sem duvida um grande trabalho, ao qual eu tive o grande previlegio de assistir. Todos os elementos, sem exepecção,sao muito talentosos, por isso e por muito mais, e por tudo parabens à ncb.... Mário sabes que tenho muito orgunho em ti e em tudo o que fazes, porque quando te empenhas és o melhor, e sem duvias tu tens jeito pra representar.... parabens princeso! um beijinho grande para todos e um beijao para ti riquinho!

Liliana Ribeiro - NCB disse...

o k eu posso dizer deste texto... humm... isto ta espectacular, parabens marinho. bem essa noite foi memoravel, divertimo-nos mt e o pessoal da ACB ( aproveita pa agradecer o convite e por ter acreditado nas nossas capacidades) adorou, nos fomos mt bons. Pessoal das barracas nos partimos o barracao..lol
parabens a todos.

beijos e akele abraço manos das barracas : )

Anônimo disse...

ola! Fico triste por nao ter assistido a peça...não sabia que eu afilhado tinha estes dotes artistas mas fico mt contente, pois é uma arte mu bonita! espero que um dia me convides para ir ver um espectaculo teu!
beijos da tua madrinha...