sexta-feira, 15 de junho de 2007

Sem título, mas com alegria...

Não me lembro, não recordo, o dia, a hora, o momento, o contexto e a situação, concreta, específica, a conversa…Mas soube bem, a proposta, o convite, o desafio. Um amigo, o meu amigo, destrancando a pequena janela e correndo ligeiramente a cortina, comunicou. E eu ouvi, motivada, a proposta, o convite, o desafio, e alinhei, com expectativas moderadas. Depois essa janela cresceu, mas as janelas crescem? Então foi a cortina que se foi abrindo cada vez mais, a paisagem que foi mudando. Com o tempo, sem dar pelo seu passar, a vista tornava-se cada vez mais interessante, mais sedutora, atractiva. O horizonte já não estava ali, a dois passos, parecia agora mais longe e difícil de alcançar, e as expectativas cresceram. Uma palavra: aprendizagem!

Com os textos, com os finais de tarde de sexta e com os domingos à tarde, com os materiais, com as luzes e com a música, mas principalmente com os outros, com vocês, aprendi. Também conheci, o que se calhar já conhecia e não sabia, ou o que pensava saber e afinal não conhecia. Uma outra faceta, muitos outros eus e, no fundo, a mim mesma. Outras pessoas, pessoas diferentes, pessoas iguais. Reais ou construídas, genuínas, trabalhadas. Complicado? Contraditório? Simples, a simplicidade da indefinição, do momento, emoção.

Querido palco, no que a ti diz respeito faltam-me as palavras. Esta nossa longa e dicotómica relação que provoca em mim as mais ambivalentes sensações. Por vezes penso se te quero. Nunca me desiludiste, mas ainda me angustias. As experiências passadas não me aliviam, responsabilizam-me. Já não sei se posso separar as nossas vidas, não quero. Os momentos antes foram-se tornando mais tranquilos, mas o encontro…Lá dentro, o coração, a respiração, bem como este desabafo, breve, cortado, ritmado. Amo-te, porque me permites e obrigas a deixar de ser eu, mesmo continuando a sê-lo. Um dia, teatro!

5 comentários:

Miguel Marado - NCB disse...

Não é o palco que desilude, só as pessoas...

Não é o Teatro que trai, só o egoísmo...

As palavras não desrespeitam, só o seu incumprimento...

Joana, obrigado pelo teu texto. Tu és uma das minhas pessoas favoritas, a tua capacidade a tantos níveis, artística e intelectualmente, fascina-me.

Valorizo muito a nossa amizade e qualquer momento partilhado por nós, em trabalho, em diversão, em criatividade, é memorável.

Entristece-me a tua ausência e só a perspectiva do teu - e do de outros, talvez - , regresso, me motiva agora.

Só espero ser sempre merecedor da tua presença, por meu mérito. Dedicação e trabalho não me faltaram nunca.

Aguardemos serenos, que o futuro virá.

Muitos beijos,

L.Miguel

Joana Antunes - NCB disse...

Oh amiguinho...obrigada pelas tuas palavras! Sabes bem q esse sentimento, pensamento, opinião, é recíproco! Não vou vangloriar aqui as tuas qualidades, n penses. Vou apenas agradecer-te uma coisa: a autenticidade, a frontalidade. Por sempre teres sido sincero cmg (sim, mm quando as "notícias" n eram as melhores, o q felizmente aconteceu poucas vezes) dou imenso valor à tua opinião. Obrigada pela confiança, é uma responsabilidade ser tua amiga!
Beijo

Diogo Ferreira - NCB disse...

É de facto fascinante este post, senão fosse já parte, juntar-me-ia a um grupo de teatro pra tentar perceber na pele aquilo que descreves...

Como já sei um pouco ao que te referes, sinto me feliz por o ver tão bem descrito, e por fazer parte da iniciativa que leva estes textos tão... tão... Não sei! (faltam-me palavras para os descrever...) a um número maior de pessoas.

E quando regressares, lá te espero, no palco que ainda vamos partilhar ;)

Beijo Grande

Ana Miguel disse...

Nunca pisei um palco nem senti nada do que tem sido tão bem retratado por aqui ultimamente. Sinto-me porém priveligiada por ter tido a opurtunidade de acompanhar sempre este grupo em todos os momentos da sua vida. Sempre do lado de fora fui testemunhando as angústias e medos, os nervosismos antes da estreia, a alegria e satisfação por um trabalho cumprido e bem, em suma, os altos e baixos da vida artistica destes meninos. De alguns deles sou amiga, do encenador sou irmã, e para além disso sou fã deles todos, pois é de louvar o tempo que eles dispendem no teatro e a paixão com que o fazem.

Parabéns a todos e já sabem, a irmã do Marado está sempre aqui para se precisarem, não tenho conhecimentos teatrais mas ajudo no que posso!

Continuem assim, unidos a enfrentar todos os momentos.Estarei sempre na primeira fila para vos felicitar ;)

Muitos beijos
Ana Miguel Marado

Liliana Ribeiro - NCB disse...

joaninha adorei este teu texto, foi escrito com alma e o coraçao, nos aki da NCB sentimos a tua falta e o palco ca te espera pa ver-te brilhar como so tu consegues.

volta rapido e parabens pelo texto espectacular

beijos

Liliana