sexta-feira, 8 de junho de 2007

"Primeira vez"

Costuma haver uma primeira vez para tudo... Aquela primeira vez que nos traz receios, anseios, nervosismo, expectativas, sonhos, dúvidas, angústias, etc. Eu tive essa minha primeira vez... A primeira vez em que subi a um palco! Senti o coração disparar, o medo a apoderar-se de mim, o receio de falhar.
Não foi fácil e continua a não sê-lo. Temos vindo a traçar um percurso todos juntos, fazemo-lo de "carrinha mágica" porque o nosso grupo é magia! Desde Hitchcock a Marado, passando pelo improviso. Experiências positivas. Umas mais felizes, outras um pouco mais acidentadas. E já vão quase 2 anos desde que nos juntamos, tendo uns saído e outros entrado! Hoje posso dizer que é um grupo perfeito! Por vezes há frustrações, as coisas nem sempre são fáceis.
Decorar.... pá, é chato! Improvisar... stressante! Subir ao palco? Uma adrenalina tamanha que vai acabar por me fulminar com um ataque cardíaco.
Bem... afinal o que tem o teatro de bom? Nem sequer me perguntem isso! Nunca pensei fazê-lo. Mas sem dúvida que o ambiente que se vive é do melhor, as pessoas são fantásticas! O teatro, para mim, acaba por ser uma evasão do mundo, de tudo aquilo que nos rodeia e que nos chateia! É o libertar de inspirações, de criações, de imaginações, de tudo aquilo que podemos expressar estando entre amigos! É levar a palco a concretização de projectos, esperando ter a aceitação do público. E, mesmo que tal não aconteça, é olharmos para o lado e notarmos um olhar de confiança, de amizade, que nos diz que se desta não correu bem, a próxima correrá, porque funcionamos enquanto grupo, união, e só assim se justifica este grupo da NCB, só assim ele tem razão de ser!
Depois surge o medo de errar. O medo de não corresponder às expectativas dos outros, de não estar ao nível daquilo que esperam de nós. Acho que aspiramos todos em fazer vingar os nossos projectos! Queremos que o nosso grupo cresça forte, espadaúdo, loirinho… Acima de tudo, e acho que a opinião será geral, queremos que o nosso encenador se orgulhe de nós! E tenho dito!
Joana Barroso- NCB

5 comentários:

Miguel Marado - NCB disse...

Fico feliz por ter estado na tua primeira vez! Estiveste bem...

Ainda bem que ainda há razão para este grupo existir, e que somos capazes de trazer emoções diferentes a nós mesmos e ao nosso público.

O teatro tem de bom tudo o que tu disseste e mais, é o dar asas à nossa criatividade e desenvolvermo-nos.

Eu, encenador e amigo, orgulho-me de vocês por serem actores amadores e se darem ao trabalho de criar, que é por vezes um processo penoso, sem outra contra-partida que não o aplauso do público e algumas palavras, às vezes escassas, de apoio e elogio, da minha parte.

Espero que se concentrem em agradar a vós mesmos, sentindo-se bons e seguros actores e actrizes, para termos mais e melhor teatro, mais e melhor publico. A mim já me agradam, fora um ou outro "pormenor".

Marado

Diogo Ferreira - NCB disse...

Vocês tiveram comigo na minha primeira vez, mas não pude ser mais que público na vossa. Outros tempos, momentos sem o sal, sem a pimenta,e também aquele doce açúcar que é o teatro enquanto parte do palco, agora não me imagino contracenar com mais ninguém, ser encenado por mais ninguém e nem mesmo pertencer a qualquer outra companhia. Um pedaço de mim fica na NCB e cada um dos meus colegas, é um pedaço do meu coração... ;)

Já agora... É deste tipo de OBRAS PRIMAS literárias que o nosso sentir, precisa neste momento. PARABÉNS Jo pelo sem dúvida alguma magnífico texto que postaste ;) ;)

Mário Coelho - NCB disse...

apesar de todos estes textos, serem todos feitos a pensar no grupo ncb, estas palavras devem ser exclusivamente para aquela pessoa, k escrveu tamanha obra de arte... Os meus parabens...

todos os problemas que ocorrem num grupo, devem nao o destrui, mas sim o fortalecer... Por isso a cada dia k passa este grupo está mais forte e unido, capaz de ultrapassar e superar qualquer tipo de barreira... Força grupo de jovens ncb!!!


Somos nós Somos nós o orgulho do teatro somos nós...

Sara Manuela - NCB disse...

O texto ta lindo Jo!
o q dzs sentir em palco é exactamente o mesmo que eu sinto!

O teatro é tdo o que dzs e muito mais...

bjinhos grandes*

Liliana Ribeiro - NCB disse...

bem a minha primeira vez tambem foi ctg joaninha, ainda me lembro de estar tao nervosa e de pensar k me ia sair po coraçao pela boca...
foi uma grande estreia, foi a primeira vez k pisamos os palcos dos nosso kerido galecia de maneria oficial

Liliana