terça-feira, 16 de junho de 2009

Medo de ser diferente!!

O tema que eu vou propor pouco ou nada tem haver com o teatro, mas eu achei que era interessante fazer uma pequena abordagem. O medo de ser diferente na geração actual é algo que causa confusão. Ainda sou uma jovem adulta com os seus 23anos, pouco mais velha sou que esta geração, mas parecem todos réplicas uns dos outros, fazem os mesmos desportos, vestem as mesmas roupas: eu chamo a isto a “geração morangos com açúcar”. Claro que “quem sou eu?” para criticar estes jovens, eu também já fui uma adolescente irritante, com os meus ídolos.

Quando penso neste tema concluo que o teatro é uma maneira de cada um mostrar a sua individualidade, todos podemos ser aquilo que quisermos, podemos mostrar o que realmente somos. Acho que a geração de agora tem medo de seguir caminhos diferentes, de ter ‘hobbies’ diferentes dos seus amigos, com medo de não serem “fixes” o suficiente para ser aceite pelo resto das pessoas da sua idade. Se calhar este tema é um pouco controverso, mas agora todos querem ser actores e actrizes, não porque gostam de representar mas sim por querer ser famoso, querer ser igual a alguém que viu na televisão. O teatro amador não é para estas pessoas, nós damos o nosso sangue e suor, estamos quase sempre ocupados a fazer com que as coisas resultem para podermos estrear uma peça ou levar a peça a alguma localidade, nós não temos medo de ser diferentes, de mostrar coisas diferentes.

Falo no caso da NCB, pois como actriz sempre me ensinaram a não ter medo de aceitar um desafio com a cabeça erguida e só com um pensamento na mente: conseguir ultrapassar. Posso não ser conhecida como os actores da televisão, posso não ser famosa, mas sei o que é sentir o carinho do público, chegar ao fim de uma representação e pensar: “dever cumprido, hoje fomos espectaculares!”

Os jovens de agora cada vez praticam menos actividades culturais como música, teatro, ou mesmo a dança. Se calhar estou a ser injusta, mas isto é apenas um pequeno desabafo, não quero que as gerações mais novas sejam conhecidas só por causa dos “morangos”, dos “dzrt”, ou dessas coisas todos iguais. Comecem a fazer teatro, não tenham medo de ser diferentes, de explorar esse vosso lado criativo. Acredito que muitos têm capacidade para serem os melhores, aprender a gostar de actividades diferentes, não temos todos que ser réplicas. A diferença é boa, a diferença ajuda a evoluir, a pensar de maneira diferente. Posso não ser a melhor actriz, mas orgulho-me de ser diferente, de ter o meu jeito de representar, de dar um bocado de mim a cada personagem, de me sentir mais “crescida” depois de representar cada personagem. Todas as personagens acrescentam um pouco delas a ti.

Faz Teatro, aprende mais sobre ti mesmo, aprende a expressar-te.

Liliana Ribeiro

Um comentário:

Matilde Quintela disse...

Passou a ser um dos meus textos favoritos.
:')