terça-feira, 24 de junho de 2008

Get up for “stand-up”

Antes de justificar o título deste meu primeiro texto no blog da Nova Comédia Bracarense, gostaria de me apresentar. Chamo-me Sílvia Sousa e sou um dos mais recentes membros da NCB, no entanto, nunca tive a oportunidade de subir ao palco com esta companhia de teatro. De facto, por motivos profissionais, encontro-me na impossibilidade de participar plenamente nas actividades teatrais por esta promovidas. Assim, é com imenso prazer que me estreio na escrita através deste contributo.

A escolha deste título destina-se a chamar a atenção do público para a “stand-up comedy”. Esta expressão inglesa designa um espectáculo de humor executado por um único comediante que se apresenta geralmente de pé (daí o termo “stand-up”) e munido unicamente de um microfone. O humorista de stand-up não conta anedotas conhecidas do público mas prepara um texto original, construído a partir de observações do quotidiano, da humanidade e da sociedade.

Ora, acontece que, na sexta-feira dia 6 de Junho, pelas 21h45 no Centro Cívico de Palmeira, a plateia assistiu a uma belíssima e hilariante representação deste género humorístico.
Este espectáculo, apresentado pelo Miguel Marado, foi protagonizado pelo ilustre comediante João Seabra e contou com a participação de dois membros da NCB na abertura: Daniel Pereira e Pedro Kayak.

No que à apresentação diz respeito, destaca-se a descontracção do Miguel Marado assim como a sua presença em palco, projecção de voz e humor característico.
A primeira actuação da noite foi protagonizada pelo Pedro Kayak, numa intervenção dominada por observações relacionadas com a sociedade e a política bracarenses, apresentadas com uma combinação perfeita de ironia e sarcasmo.
A seguir, assistimos à actuação do Daniel marcada tanto por uma análise apurada, perspicaz e cómica de alguns acontecimentos e rotinas do dia-a-dia assim como por expressões e atitudes engraçadas.
No final, a intervenção de João Seabra levou o público ao rubro através do seu estilo inconfundível. Este humorista de “stand-up”, que se tornou conhecido do grande público através da sua participação no programa televisivo “Levanta-te e Ri”, escreve e apresenta, actualmente, o programa “Humor Cão” emitido no Porto Canal.
No suceder da sua actuação, o famoso comediante expôs várias teorias cómicas sobre factos diversos, recorrendo a um humor inteligente, original e hilariante, mantendo uma interacção com o público, uma postura e uma presença em palco cativantes, frutos de uma experiência solidificada por centenas de espectáculos do género.

Concluindo, e fazendo um balanço do espectáculo deslumbrante ao qual assisti, só me resta dizer: “Get up for stand-up”!


Sílvia Sousa

quarta-feira, 18 de junho de 2008

Entrevista a Carlos Barbosa - Director Artístico da NCB



Carlos Barbosa foi, em 1990, um dos fundadores da NCB e é um desses dois membros especiais que ainda partilha connosco a maravilhosa arte teatral.

Foi, em conjunto com o Presidente da NCB, Vasco Oliveira, distinguido pelo grupo juvenil, por serem ambos os únicos Membros Fundadores ainda presentes na NCB.

Nesta entrevista de Rui Lucas, o Carlos aborda o seu início enquanto artista de teatro, o começo da NCB, os apoios da nossa companhia teatral e das funções que cumpre.

Há já 11 vídeos nossos no YouTube... Dê lá uma "saltadela".

De resto, subscreva os vídeos, comente aqui e vote na nossa sondagem de Junho, aqui ao lado:
<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<

terça-feira, 10 de junho de 2008

Sondagem de Maio

Chegou ao fim mais uma empolgante sondagem do nosso blog, realizada durante o mês de Maio. Esta sondagem tinha como objectivo aferirmos de que modo os nossos visitantes vêem o teatro de amadores. Mais precisamente, saber qual o factor mais relevante do teatro amador em Portugal e no Mundo.
O nosso público com 36% dos votos, refere o grande envolvimento de todos os intervenientes como o factor mais importante do teatro amador. Intervenientes esses que são eles mesmos, o público; somos nós, os artistas; e é qualquer tipo de organização que fomente este género de iniciativas teatrais.
Um também expressivo número, de 27% dos votos, dá mais relevo ao facto do teatro amador ser a boleia da arte até à aldeia; isto é, nós, amadores levamos a cada freguesia e cada pequeno auditório o teatro.
Apenas 9% dos cibernautas votantes pensam que o teatro amador pode levar, até ao público, novos pontos de vista e novos modos de vida. A mesma percentagem acha que não há nada que mereça destaque no teatro amador...vá-se lá saber porquê.
O item de resposta que referia que o teatro amador tem como factor de maior importância o facto de poder ser uma alternativa válida e com qualidade às (por vezes) dispendiosas produções profissionais não registou nenhum voto, tal como a opção que dizia que a possibilidade do teatro amador ser um meio de expressão de opinião de diferentes grupos é o factor mais relevante.
Houve ainda 18% dos votantes que concordou com todas as valias expressas na sondagem.
Esta sondagem mostra que o nosso público vê o teatro amador como uma forma de aproximar as pessoas da arte, como uma forma de as pessoas sentirem mais de perto a essência daquilo que nós tanto amamos, o teatro. Podemos concluir também que o público com o teatro amador, não se sente como um mero espectador, mas sim como público que é, um interveniente no espectáculo. É isso que nós, actores em cima do palco, gostamos de sentir: um público activo, interveniente, um público que sente e que percebe que aquilo que nós estamos a fazer em palco é fruto de muito trabalho que, sendo amador, só se faz com empenho e com muito gosto por esta grande arte que é o teatro.
E foi também com muito gosto, mas acima de tudo com um grande privilégio que fiz a minha primeira contribuição para o blog do grupo de jovens da Nova Comédia Bracarense. Primeira de muitas…

Tiago Pintas

terça-feira, 3 de junho de 2008

As Fotos do Boss e o seu estimado Troféu

Nesta foto, que ficou a meu cargo comentar, temos o Bruno Boss com o seu “Bicho de Plástico” de Melhor Novato do Festival da Maioridade realizado pela Nova Comédia Bracarense.
O Boss é um dos membros novos do grupo de jovens da NCB. Tudo começou com o Workshop no qual ele e os restantes novatos participaram, sobre teatro de improviso. Depois de meses de trabalho duro, para aprenderem as técnicas de improviso, tudo isso foi recompensado quando se estrearam em frente ao público do Centro Cívico de Palmeira.
E foi este público que atribuiu o prémio de Melhor Novato ao Boss…




Aqui vemos o Bruno tão contente depois de ter recebido o seu prémio, que foi preciso experimentar, neste caso lamber, o troféu, para confirmar que é mesmo verdade. A razão pela qual o troféu é um bicho de plástico é o facto da nossa querida mascote ser o Rexy, um lindo dinossauro de plástico que conquistou um lugar especial no nosso coração.O Rexy já entrou em varias peças nossas como a “Natal a Se7e” e os “Direitos dos Animais”, fazendo dele também uma estrela do nosso grupo. Como homenagem temos o prémio “Bicho de Plástico”. Estamos todos muito orgulhos dos nossos novatos, pois eles trouxeram frescura e mais “loucura” ao grupo. O Boss foi o eleito entre os nossos novatos como o melhor, mas isto só traz mais responsabilidade perante o público que vai sempre exigir mais dele como actor e vais exigir mais do grupo. Mas nós estamos preparados para isso…

Liliana Ribeiro