terça-feira, 10 de junho de 2008

Sondagem de Maio

Chegou ao fim mais uma empolgante sondagem do nosso blog, realizada durante o mês de Maio. Esta sondagem tinha como objectivo aferirmos de que modo os nossos visitantes vêem o teatro de amadores. Mais precisamente, saber qual o factor mais relevante do teatro amador em Portugal e no Mundo.
O nosso público com 36% dos votos, refere o grande envolvimento de todos os intervenientes como o factor mais importante do teatro amador. Intervenientes esses que são eles mesmos, o público; somos nós, os artistas; e é qualquer tipo de organização que fomente este género de iniciativas teatrais.
Um também expressivo número, de 27% dos votos, dá mais relevo ao facto do teatro amador ser a boleia da arte até à aldeia; isto é, nós, amadores levamos a cada freguesia e cada pequeno auditório o teatro.
Apenas 9% dos cibernautas votantes pensam que o teatro amador pode levar, até ao público, novos pontos de vista e novos modos de vida. A mesma percentagem acha que não há nada que mereça destaque no teatro amador...vá-se lá saber porquê.
O item de resposta que referia que o teatro amador tem como factor de maior importância o facto de poder ser uma alternativa válida e com qualidade às (por vezes) dispendiosas produções profissionais não registou nenhum voto, tal como a opção que dizia que a possibilidade do teatro amador ser um meio de expressão de opinião de diferentes grupos é o factor mais relevante.
Houve ainda 18% dos votantes que concordou com todas as valias expressas na sondagem.
Esta sondagem mostra que o nosso público vê o teatro amador como uma forma de aproximar as pessoas da arte, como uma forma de as pessoas sentirem mais de perto a essência daquilo que nós tanto amamos, o teatro. Podemos concluir também que o público com o teatro amador, não se sente como um mero espectador, mas sim como público que é, um interveniente no espectáculo. É isso que nós, actores em cima do palco, gostamos de sentir: um público activo, interveniente, um público que sente e que percebe que aquilo que nós estamos a fazer em palco é fruto de muito trabalho que, sendo amador, só se faz com empenho e com muito gosto por esta grande arte que é o teatro.
E foi também com muito gosto, mas acima de tudo com um grande privilégio que fiz a minha primeira contribuição para o blog do grupo de jovens da Nova Comédia Bracarense. Primeira de muitas…

Tiago Pintas

Um comentário:

Miguel Marado - NCB disse...

É bom, é bom... Primeira de muitas, espero que sim. Nós agradecemos a tua valiosa contribuição(mais uma).

Foi mais uma estreia no nosso blog, estreias essas que ainda não terminaram. Estejam atentos!

Até breve!

Marado