quarta-feira, 13 de maio de 2009

Sondagem de Abril/2009

Olá a todos mais uma vez. Há um mês atrás tive a oportunidade de propor a habitual sondagem mensal deste blog. O desinteresse da sociedade pelo teatro é algo de que todos nos apercebemos e procurei então junto de vocês, leitores deste blog, tentar perceber se “a realização de mais peças de teatro nas escolas” poderia aumentar esse interesse.

O resultado da sondagem faz-me chegar à conclusão de que todos concordamos de que aquela pode ser uma medida a tomar, por forma a fomentar na sociedade o gosto e o interesse pelo teatro, uma vez que a opção de resposta “Não” teve a percentagem de 0% dos votos.
Já as outras respostas tiveram percentagens não muito distantes entre si. 42% dos votantes pensam que a médio prazo a realização de tais peças pode de facto aumentar o interesse da sociedade por esta nobre arte, enquanto que 33% pensam que essa medida só poderá aumentar o interesse a longo prazo. Ou seja de uma forma ou de outra, mais de metade dos votantes acreditam que esta medida pode, de facto, ajudar a que o teatro não “morra”.

Os restantes 25% dos votantes são um pouco mais sépticos quanto à verdadeira eficácia desta medida, pois, embora concordem que esta medida pode ter sucesso, acham que esse sucesso dependerá da organização com que se fará a realização dessas peças.

Numa opinião pessoal, eu estou mais de acordo com estes 25%, pois estou em crer que uma má organização das peças de teatro, assim como uma má realização, levará ainda mais ao desinteresse da sociedade pelas mesmas, uma vez que ninguém gosta de assistir a espectáculos de fraca qualidade. Muitas pessoas afirmam que o desinteresse que se tem gerado à volta do teatro parte de um problema de qualidade que o mesmo tem, algo com o qual não posso concordar. Penso que o teatro está servido de actores espectaculares e de peças apaixonantes, mas infelizmente hoje em dia dá-se mais valor a novelas de péssima qualidade, nacionais e estrangeiras, do que ao esforço, qualidade e dedicação de muitos grupos de teatro, que vivem numa constante luta pela sobrevivência dos mesmos e da arte do teatro, especificamente.

Se o objectivo desta sondagem era chegar a uma pequena conclusão sobre a eficácia da medida proposta, acho que a mesma ficou mais que provada, mas para que de facto possa ser possível a realização deste tipo de medidas não basta o querer, é preciso agir, e todos juntos temos de lutar por alertar as pessoas que realmente podem tornar estas medidas reais a fazer algo pelo teatro, pois corremos o sério risco de vir a perder esta que é umas das mais antigas artes do mundo.

Pedro Bafo

2 comentários:

Matilde Quintela disse...

"infelizmente hoje em dia dá-se mais valor a novelas de péssima qualidade, nacionais e estrangeiras, do que ao esforço, qualidade e dedicação de muitos grupos de teatro, que vivem numa constante luta pela sobrevivência dos mesmos e da arte do teatro, especificamente."


Concordo inteiramente. (Porcaria de novelinhas humf)

Miguel Marado - NCB disse...

Esta sondagem serve para salientar que o primeiro lugar do Teatro é na escola. A escola serve para aprender, para fazer desporto, para fazer Teatro (já o estabelecemos noutra sondagem), porque não para a cultura em geral e para ver o Teatro?

Não há lugar melhor para sentir a convivência que a ida a uma peça permite; para vivenciar aqueles artistas a trabalhar para nós, de carne e osso; para observar a arte e o talento de actores, das pessoas que encontram a maneira de trazer a um espaço ínfimo todo um mundo, dos autores que escrevem com todas as restrições oferecidas por um palco; finalmente, não há melhor lugar para começar a perceber como é importante valorizar a cultura que é nossa, da nossa terra, da nossa região.

Miguel Marado