terça-feira, 13 de janeiro de 2009

Sondagem de Dezembro

Olá a todos! Antes de mais, aproveitamos para desejar a todos um próspero 2009. A minha primeira participação deste ano, diz respeito à última sondagem do ano passado, também ela da minha autoria.
Essa sondagem procura saber a opinião dos visitantes do nosso blog, no que diz respeito ao panorama teatral da nossa cidade, Braga. Pois é do nosso maior interesse saber da opinião dos nossos espectadores, para no que nos diz respeito podermos evoluir e melhorar, para servir cada vez melhor o nosso público.
A opinião geral favorece o item que trata da falta de uma maior divulgação daquilo que se produz em Braga, que recolheu metade dos votos totais.
Em segundo lugar, e com 36% dos votos ficou a alínea que revela que faltam estruturas em Braga que proporcionem noites teatrais, como por exemplo auditórios.
Na opinião de 7% dos votantes Braga não tem muito a melhorar num panorama teatral.
Também com 7% de votos, ficou o item que considera que Braga precisa de mais espectáculos e mostras teatrais.
Parece ser do senso comum que não há falta de companhias de teatro em Braga, pois não recebeu nenhum voto dos nossos visitantes.
Podemos concluir desta sondagem que a maioria dos nossos visitantes considera que o que mais falta ao teatro, em Braga, é uma divulgação cuidada e mais pertinente do que se faz ao nível do teatro cá pela cidade. A Nova Comédia Bracarense tem, através deste blog, divulgado e retratado um pouco do dia-a-dia do teatro em Braga, esperamos que possamos contribuir para que, no futuro, seja do conhecimento geral qualquer espectáculo que se realize, pois seria sinal de que o Teatro teria um melhor tratamento, tanto pela parte da comunicação social como pelos nossos governantes, que se têm esquecido um pouco de nós.
Houve também um grande número de votos no que concerne à falta de estruturas teatrais, como por exemplo auditórios. Com a reabilitação do Theatro Circo os maiores beneficiados foram as companhias de teatro profissionais; já é tempo de também ser dada importância às companhias amadoras, pois são elas que levam o teatro às aldeias, são elas que por vezes actuam em chãos de azulejos sem as menores condições, são eles que muitas vezes em sacrifício próprio ocupam muito do seu tempo livre com ensaios e actuações. É portanto do interesse de todos que os ‘senhores mandantes’ olhem também um pouco para nós, quanto mais não seja como sinal de reconhecimento do nosso trabalho.

Bruno Boss

Um comentário:

Miguel Marado - NCB disse...

Concordo com a maioria dos votantes nesta sondagem. Na verdade, sem dinheiro e recursos humanos, é muito difícil promover as peças que fazemos sem ser pelo tradicional (e fraco) boca-a-boca. Temos também, agora, o blog e a nossa mailing list, mas de resto pouco fazemos para publicitar o teatro, de grande qualidade, que fazemos.

Estruturas não faltam. Precisam de ser melhor geridas e promovidas, bem como melhor localizadas (afinal, o mal do Galécia e do CC de Palmeira é mesmo a fama dum e a distância do outro). Mais espectáculos e mostras teatrais são, de facto necessários. Futuramente, quem sabe se as amizades entre companhias como a NCB, a SóCenas e a D. Caixote não proporcionarão mais espectáculos e/ou festivais? De facto, companhias teatrais não faltam...

Bom texto do Bruno.

Miguel Marado