terça-feira, 16 de setembro de 2008

Perspectiva do ano que passou

As férias acabaram e daqui a pouco, para além de começarem as aulas, também vão começar os ensaios do grupo de jovens da Nova Comédia Bracarense.

Apesar das nossas tenras idades, trabalhamos arduamente todos os anos para dar o nosso melhor ao público. Antes de falar do futuro, quero lembrar um pouco do nosso ano que passou. Quando começamos os ensaios por esta altura no ano transacto, foi-nos proposto pelo nosso encenador Miguel Marado um Festival da Maioridade do grupo de jovens, onde íamos mostrar ao público os trabalhos que já tínhamos feito e algumas coisas novas, pois o nosso público merece. E, para a “apimentar” um bocado o festival, o público ia votar nos que considerava os melhores Actor, Actriz e Novato. Muitos podem pensar que isso ia trazer rivalidades entre as pessoas do grupo mas, por incrível que pareça, não foi o que aconteceu, o grupo manteve-se coeso e ajudamo-nos uns aos outros.

Foi uma bela oportunidade também de mostrar ao público as novas “aquisições” da NCB para o grupo de jovens e mostrar o que eles aprenderam no workshop sobre improviso. Posso dizer que eles superaram qualquer expectativa em relação à sua actuação; depois, no festival tivemos pela primeira vez o improviso dramático, difícil de se fazer, mas que foi mais uma prova superada pela NCB.

Como sabem este Festival passou-se no Centro Cívico de Palmeira e, quando este começou, não tínhamos público fiel, mas ao longo do festival fomos ganhando a fidelidade do público de Palmeira, que se ria das nossas piadas e fazia duras críticas quando era preciso, para podermos melhorar. Na minha perspectiva como actriz, foi um ano cheio de coisas boas, vi os meus colegas a crescerem como actores e eu mesma cresci como actriz; o público de Palmeira foi muito generoso e brindou-me com o prémio de Melhor Actriz, que vejo como uma realização pessoal, porque sei que evolui muito como actriz durante o ano, mas vejo também como uma realização do grupo, pois todos demos o nosso melhor para fazer peças com o maior profissionalismo. Gosto de pensar que o ano que passou foi uma maneira de crescermos como grupo, de nos tornarmos mais responsáveis e crescer muito como actores. Acho que o público que lê o nosso blog vai ter mais uma grande surpresa em relação aos jovens: nós vamos continuar a evoluir como actores, vamos tentar sempre aprender coisas novas e vamos tentar sempre inovar em relação aos anos passados.

Acho que já habituamos a nosso público a esperar coisas novas e diferentes e acho que já é uma exigência natural em relação ao nosso grupo. Vamos dar o nosso melhor; como se costuma dizer “vamos dar o litro” para sermos os melhores.



Liliana Ribeiro

Um comentário:

Miguel Marado - NCB disse...

Assim é que eu gosto de ver os meus actores e actrizes: motivados!

Acho que este ano que vem, com o Teatro do Oprimido, encenado pelo Pedro Kayak; com a nova peça que estamos a preparar, para 2009; com a possível continuidade das nossas melhores peças, - além do aumento de exigência e da nossa qualidade enquanto colectivo, - não vamos estar longe do que a Liliana nos pede.

Esperamos que continuem a apreciar-nos e tragam novas pessoas, porque nós estamos cá para nos divertir e para vos entreter, para podermos todos aprender em conjunto.

Bom texto de início de ano! Parabéns!

Miguel Marado