segunda-feira, 16 de julho de 2007

O caloiro

É verdade! Neste momento sou o membro mais novo do grupo de teatro! Mas antes da minha entrada para o grupo contava já com algumas “aventuras” que despertaram o meu interesse para este mundo.

Fiz teatro pela primeira vez quando a minha mãe ainda me cortava a carne ao almoço: uma experiência sem sabor, sem sentir o real valor intelectual e cultural do teatro. Voltei à carga no ano passado com uma peça de teatro com pouco mais de dez minutos. Novamente soube a pouco, mas tomei-lhe o gosto e essa pequena peça despertou algo que eu não conhecia, a admiração pelo teatro!

Rapidamente procurei fazer mais qualquer coisa que me desenvolvesse o gosto pelo teatro e foi então que entrei numa peça que representamos em Março passado, intitulada “O auto das Novíssimas Barcas”. Foi aí que o Miguel, o Marado, me aborda com a possibilidade de entrar para um projecto que o grupo ia apresentar dentro de pouco tempo, o teatro de improviso… Foi amor á primeira vista! Não pelo “Tio Mara”, logicamente, mas pela ideia de fazer teatro livre, dar o máximo em cima do palco da maneira que mais nos apetecer! Aceitei sem contestação! Actuamos! Brilhamos! Convencemos!

De lá para cá já algum tempo passou e posso garantir que a nossa vida muda, ou mesmo a forma de encararmos um desafio. Isto porque no teatro todos os dias surgem novos desafios, todos eles são aceites e quase todos ultrapassados! Quando aceitei aquele convite era uma “tábua rasa” a nível de conhecimento teatral, hoje posso dizer que sei o que é subir a um palco. Sei o que é o divertimento, o stress, e mesmo a seriedade com que encaramos os ensaios, sei o que é o nervosismo antes de entrarmos para palco, sei o que é a adrenalina de pisá-lo frente a dezenas, ou mesmo centenas de pessoas. Resta-me ainda descobrir muito sobre o teatro e aprender ainda mais, para me poder tornar cada vez melhor.

Hoje posso dizer que sou um apaixonado não só pelo teatro, como pela Nova Comédia Bracarense e por todas as pessoas que fazem parte desta família, porque o Galécia já é a nossa segunda casa!

Um último conselho: aceitem o desafio e venham experimentar a adrenalina e a paixão que é fazer teatro!

Daniel Mendes

4 comentários:

Miguel Marado - NCB disse...

Deixaste um grande conselho. Subscrevo-o desde já.

Acho que foste bem recebido e tiveste grande capacidade de integração, o que correpondeu à franca capacidade de "absorção" do nosso grupo.

Mostras, hoje, grande capacidade e talento, mas também, e o que é mais importante para mim, dedicação.

Os 37 milhões da contratação valeram a pena... He-he! E o olheiro de luxo continua ao serviço do clube, à procura da próxima.

Bom texto, venham mais!

Aquele abraço,

Marado

Diogo Ferreira - NCB disse...

Mega conselho mano!!

Nós os mais novos temos de arranjar futuros mais novos pra continuar a linhagem de luxo... :P

Porque temos e tamos a crescer em tamanho(do grupo) e qualidade, o que é mto bom pra nós e para os nossos futuros trabalhos.

Espero ainda pisar mtas vezes o palco ctg!

Aquele Abraço Mano ;)

Diogo Ferreira

Joana Antunes - NCB disse...

Gostaria apenas de felicitar o Dani pelo texto, q considero muito simples e bonito. Que tenhas muita sorte e que encares os restantes desafios da vida sempre com o espírito q aqui transmites. E, se ele te proporciona bons momentos e felicidade, q o teatro continue a fazer parte da tua vida!
beijinhos*

Joana Barroso - NCB disse...

sim, de facto o nosso grupo é muito caloroso! :p recebemos toda a gente de braços abertos!!
gostei muito do teu texto pelo que ele transparece!
um bjinhu grnd
joana