terça-feira, 10 de julho de 2007

Nova Companhia na Companhia

Chegou ao fim o meu primeiro ano de teatro entre os meus amigos na Nova Comédia Bracarense e, como qualquer bom fim, espera um melhor novo início (na “temporada” que se segue). Espera também as chamadas “novas aquisições”, novos companheiros, que farão parte deste grupo em constante crescimento e serão parte integrante desse mesmo crescimento. Mas, como membro “residente”, devo lembrar que passei o mesmo ainda há bem pouco tempo e sei as dificuldades e grandes aprendizagens que isso traz. No fundo, é disso que este texto trata...

Para mim não foi difícil fazer novas amizades nem relacionar-me com o grupo. Já conhecia o Mário e, por ter ido assistir a alguns ensaios dele, acabei por ter vontade de participar neste projecto e conhecer o restante grupo. Como é óbvio, isto muda muita coisa, entre ser apenas um amigo do grupo e fazer parte da “equipa”. Já não interessa só estabelecer um bom ambiente, interessa também dar o nosso melhor no palco e mostrar que estamos à altura do desafio e de contracenar com os outros, a afirmação perante o grupo enquanto actor. Isto causa nervosismo, pelo medo de não corresponder às expectativas, medo que não é necessário porque, se tens a vontade, o grupo em geral, e o encenador em particular, patrocinam a aprendizagem, acabando por ser uma “estreia” que corre sempre bem.

Após estes meses de convivência e de palco, o nervosismo da “estreia em ensaios” foi substituído pela ansiedade de ter em mãos um novo projecto, de ter entre nós novos companheiros, novas amizades (que nunca são demais) e uma sala cheia a quem apresentar os nossos trabalhos.

Resta agora esperar, então, pelos novos elementos, e a ilusão vai passando na nossa cabeça (ou pelo menos na minha) pois embora eu conheça um ou outro “candidato”, vai haver sempre gente nova para conhecer que, mesmo dentro da faixa etária do grupo, pode e deve ter ideias, vivências e experiências muito diferentes das minhas, que espero que partilhe. Deve também ter feitios diferentes do meu, e é aqui que nova gente significa novas preocupações, pois o que até é um grupo coeso e no qual adoro toda gente (o que espero ser recíproco), pode vir a ter elementos de quem eu venha a gostar menos (mas isto é só o meu pessimismo, porque vou adorar toda a gente nova e toda esta a mim!). Se for o caso, o meu “profissionalismo amador” virá ao de cima, estando à altura dos desafios teatrais com que terei de lidar, gostando ou não de quem contracena comigo, para não desfazer o bom ambiente geral do grupo, que nos põe ansiosos por cada domingo de ensaios.

Seja de que forma for, asseguraremos o vosso entretenimento com a nossa presença em palco. Em conjunto com a nova companhia na companhia, trazer-vos-emos mais e melhor teatro!


Diogo Ferreira

5 comentários:

Miguel Marado - NCB disse...

Mais um bom texto, é verdade! É impossível criticar a escolha pela qualidade, sempre presente aqui, julgo eu.

O Diogo diz muitas verdades, transmite confiança aos novos elementos do futuro e, ainda, alguma nostalgia aos mais experientes, o que é o meu caso.

Vamos ter, muito possivelmente, novos aderentes no grupo para o ano, pelo que é bom contar com um testemunho recente de sucesso na entrada no grupo.

Ficamos à espera do próximo, Sr. Ferreira...

Aquele abraço,

Marado

Liliana Ribeiro - NCB disse...

parabens senhor ferreira mais conhecido pelo grupo como canhotas pelo texto brilhante. eu imagino como deve ser dificil entrar para uma grupo onde o pessoal ja se conhece algum tempo mas tu adaptaste bem ao grupo, es um ganda maluko e trouxeste um pouco mais de alegria ao grupo. tu com este texto das mais seguranca a kem entra pois ja sabe pode contar sempre com o grupo e com o tio mara para aprenderem e ultrapassarem os medos.

continua assim

akele abraço mano

Daniel Mendes - NCB disse...

Sr.Ferreira???

ei atao?tb kero ser tratado axim men...Sr.Mendes!!!!Ke passareca...

mas fora ixo sim Sr.(lol),tá um gandá texto!È mt importante motivar a entrada de promexas no mundo do teatro e axo k o canhotas exprimiu toda a camaradagem e bom ambiente ke se vive nos ensaios...claro k nem tdo é um mar de rosas mas nos tamos la!


parabens!

[],bjs

Joana Antunes - NCB disse...

Eu sou do tempo...
- em q o canhotas ia assistir aos ensaios, mandar a sua "boquinha", chatear o pessoal vá...:P
- em q o canhotas era o "gajo das luzes" e, coincidentemente, o "gajo do som"
- em q o canhotas subiu ao palco, como actor.
Sempre lá Diogo. És, de facto, um membro muito motivado e entusiasta, continua assim, com este gosto pela NCB. Vale sempre a pena investirmos em nós mesmos e qualquer nova experiência, neste âmbito, significa isto mesmo. Esperamos então pelas novas contratações p a recepção de boas vindas!
beijinho*

Ana Miguel disse...

Lá veio o Diogo presentear-nos com mais um belo texto =)

Acredito que as novas aquisições vão ser como uma lufada de ar fresco muito útil a este grupo e que nos poderão proporcionar, ao longo de ano que se avizinha, bons momentos de teatro.

Conto, e penso que contamos todos os espectadores, que o grupo rejuvenescido siga o bom exemplo que temos tido e continue com o bom trabalho!

Como sempre, aqui para vocês ;)

Beijinhos a todos*