quarta-feira, 15 de abril de 2009

Análise da Sondagem de Março

No início do mês de Março, eu, actriz estreante, deparei-me com o desafio de criar a sondagem habitual a que já temos vindo a habituar os nossos visitantes. Como também eu estava expectante, com tudo o que de novo acontecia à minha volta, tive curiosidade em conhecer o que aguardavam aqueles que nos seguem, propondo então uma reflexão sobre as expectativas suscitadas ao longo do mês, através de fotografias, vídeos, textos e entrevistas, acerca da peça de Miguel Marado, “A Divisão”.

À questão apresentada (“O que espera do novo projecto, ‘A Divisão’?”), 80% dos votantes optaram pela primeira opção “uma novidade, pela abordagem teatral adoptada, o drama”, maioria esta que valorizo bastante uma vez que todo o grupo, como já foi mencionado pela Joana Barroso Magalhães, trabalhou muito, com um enorme afinco, para produzir um novo espectáculo, com esta abordagem teatral nunca antes adoptada, trabalho pelo qual nos encontramos todos bastante satisfeitos e orgulhosos; os restantes 20% couberam à segunda opção “uma novidade, pelos mais recentes actores/actrizes”, percentagem que me deixa contente uma vez que eu mesma sou uma destas novas actrizes, e que uma grande parte do elenco é fruto do Workshop de novatos, apresentado no Festival da Maioridade; e finalmente, as duas últimas opções, “Mais um espectáculo como tantos outros já apresentados” e “Não formei qualquer tipo de expectativa”, não reuniram qualquer voto, facto que me agrada bastante uma vez que gostamos e trabalhamos para presentear o nosso público com novos projectos, perspectivas diferentes, novas abordagens, apreciando ver esse esforço valorizado.

Resta-me agradecer a todos a sua presença no Centro Cívico de Palmeira no passado dia 28 de Março, os aplausos, os sorrisos, as palavras de força e as críticas. São os espectadores que fazem o espectáculo e apenas com a vossa ajuda conseguimos crescer como Companhia Teatral, como actores, como pessoas. Espero que tenhamos cumprido, ou até superado, estas expectativas, e que tenham apreciado tanto a nossa peça como nós gozamos prepará-la, amadurecer as suas personagens e levá-la a palco.

Num registo mais pessoal, obrigado a todos os que me ajudaram nesta meta, nesta grande estreia, em especial ao meu irmão, nosso estimado encenador, Miguel Marado, que tanto me tem vindo a ajudar a crescer; e a todos os meus colegas, por todo o apoio, palavras de força, conselhos e nervos repartidos. Obrigado a todos.

“A Divisão”, a família Montenegro, e o Grupo Juvenil da Nova Comédia vão continuar por aí, com novas apresentações. Mantenham-se atentos.

Ana Miguel Marado

Um comentário:

Miguel Marado - NCB disse...

Agradeço a opção maioritária tomada pelos nossos leitores, que parecem reconhecer um esforço do grupo, potenciado pelo seu dirigente (eu próprio, claro está) no sentido de não nos repetirmos enquanto houver possibilidade e condições para que isso não aconteça.

Claro que este "não nos repetirmos" será sempre relativo, mas as continuidades devem, quanto a mim, verificar-se na abordagem e no estilo identitários, não no género ou na forma.

Bom texto, que aborda a sondagem e adopta uma perspectiva pessoal que aprecio particularmente em qualquer dos nossos textos.

Miguel Marado