terça-feira, 30 de setembro de 2008

Entrevista a Pedro Kayak - Workshop de Teatro do Oprimido



O Pedro Kayak esteve responsável pelo último workshop que os Jovens NCB têm vindo a cumprir. Agora, prestes a estrear o espectáculo no Sábado, dia 11 de Outubro, às 21h45 no Centro Cívico de Palmeira (direcções aqui), espreitamos as ideias e os objectivos deste jovem artista.

A Sara Manuela Soares entrevisou o Kayak, "curinga" (espécie de Mestre de Cerimónias do Teatro do Oprimido), que nos dá fortes razões para ver a NCB no dia 11 de Outubro; nos explica a sua postura no Workshop e se despede, momentaneamente, da NCB...

Não deixe de ver este nosso 16º vídeo no Canal YouTube NCB.

Vote na nossa mais recente sondagem, aqui na barra lateral:
<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<

quarta-feira, 24 de setembro de 2008

Centro Civico de Palmeira - Fotos


Há algum tempo atrás entrando numa nova situação, num novo desafio na vida, vi-me reviver esta imagem mentalmente. Embora mais recente, esta é ainda a mesma entrada para o Centro Cívico de Palmeira, como a conheci.

Havia-nos sido proposto fazer uma mostra teatral no âmbito do já tão mencionado Festival da Maioridade e, através desse desafio, nasceu um outro... Pisar um palco novo, num edifício recém criado que nos trazia atractivas condições em relação ao “nosso” já esbatido Auditório Municipal Galécia.

Esta imagem representa o que foi sair do carro, e perceber que um novo capítulo se abria e que a disponibilização de diferentes recursos e inovações eram dados ao teatro amador.






Passado o Hall e á medida que descíamos as escadas, que acabaram por se tornar um pouco nossas, – ou pelo menos minhas, – durante aqueles meses de trabalho, as letras que soletram AUDITÓRIO tornavam-se parte do meu campo de visão.

Foi assim que acabou por nascer outra forma de abordar um palco, outra forma de abordar o teatro, a nossa prestação, ou até de nos abordarmos a nós próprios.



Em suma estas imagens são agora para mim como o Teste de Rorschach, onde tanto posso ver apenas uma imagem, uma nova aventura, a promessa de um novo lugar, o iniciar de uma jornada; ou simplesmente aquele nervoso miudinho que tanto me acompanhou e acompanhará em palco.


Diogo Ferreira


Fotos @ Junta da Freguesia de Palmeira

Obrigado!


terça-feira, 16 de setembro de 2008

Perspectiva do ano que passou

As férias acabaram e daqui a pouco, para além de começarem as aulas, também vão começar os ensaios do grupo de jovens da Nova Comédia Bracarense.

Apesar das nossas tenras idades, trabalhamos arduamente todos os anos para dar o nosso melhor ao público. Antes de falar do futuro, quero lembrar um pouco do nosso ano que passou. Quando começamos os ensaios por esta altura no ano transacto, foi-nos proposto pelo nosso encenador Miguel Marado um Festival da Maioridade do grupo de jovens, onde íamos mostrar ao público os trabalhos que já tínhamos feito e algumas coisas novas, pois o nosso público merece. E, para a “apimentar” um bocado o festival, o público ia votar nos que considerava os melhores Actor, Actriz e Novato. Muitos podem pensar que isso ia trazer rivalidades entre as pessoas do grupo mas, por incrível que pareça, não foi o que aconteceu, o grupo manteve-se coeso e ajudamo-nos uns aos outros.

Foi uma bela oportunidade também de mostrar ao público as novas “aquisições” da NCB para o grupo de jovens e mostrar o que eles aprenderam no workshop sobre improviso. Posso dizer que eles superaram qualquer expectativa em relação à sua actuação; depois, no festival tivemos pela primeira vez o improviso dramático, difícil de se fazer, mas que foi mais uma prova superada pela NCB.

Como sabem este Festival passou-se no Centro Cívico de Palmeira e, quando este começou, não tínhamos público fiel, mas ao longo do festival fomos ganhando a fidelidade do público de Palmeira, que se ria das nossas piadas e fazia duras críticas quando era preciso, para podermos melhorar. Na minha perspectiva como actriz, foi um ano cheio de coisas boas, vi os meus colegas a crescerem como actores e eu mesma cresci como actriz; o público de Palmeira foi muito generoso e brindou-me com o prémio de Melhor Actriz, que vejo como uma realização pessoal, porque sei que evolui muito como actriz durante o ano, mas vejo também como uma realização do grupo, pois todos demos o nosso melhor para fazer peças com o maior profissionalismo. Gosto de pensar que o ano que passou foi uma maneira de crescermos como grupo, de nos tornarmos mais responsáveis e crescer muito como actores. Acho que o público que lê o nosso blog vai ter mais uma grande surpresa em relação aos jovens: nós vamos continuar a evoluir como actores, vamos tentar sempre aprender coisas novas e vamos tentar sempre inovar em relação aos anos passados.

Acho que já habituamos a nosso público a esperar coisas novas e diferentes e acho que já é uma exigência natural em relação ao nosso grupo. Vamos dar o nosso melhor; como se costuma dizer “vamos dar o litro” para sermos os melhores.



Liliana Ribeiro

quarta-feira, 10 de setembro de 2008

Sondagem de Agosto

A sondagem do mês de Agosto teve em vista analisar qual a opinião de todos os que visitam o site da Nova Comédia Bracarense em relação aos musicais e, se estes são um género teatral tão válido quanto os outros. Esta sondagem pretende, em tom de curiosidade, levar-nos a perceber quais os interesses e os gostos dos que participam nas nossas sondagens. Numa altura em que os musicais são produções cada vez mais procurados pelas pessoas, achamos interessante questionarmo-vos acerca dos mesmos.
Terminada a sondagem, tivemos a hipótese de verificar que uma maioria, 47% dos votantes, concorda que os musicais são tão válidos quanto os outros. Esta percentagem reflecte então que os participantes na votação aceitam os musicais tão bem quanto outros géneros teatrais e, vêm nos mesmos, um teatro tão bom e ao mesmo nível dos outros. Esta percentagem expressa então uma admiração por esta forma de arte e de expressão.
Com 20% dos votos, surge a opção “ É o expoente máximo do teatro, visto reunir diversas áreas artísticas”, juntamente com a opção que indica que os nossos votantes consideram os musicais como o seu género teatral preferido. Estas duas opções surgem igualadas a nível de percentagem. Se numa delas, os musicais são o género teatral preferido de 20%, a outra, com o mesmo valor, reflecte a opinião dos que consideram os musicais o expoente máximo do teatro. A opção que recebeu menos votos foi a que encara “os musicais como uma forma de esconder certos handicaps dos artistas” com 13% dos votos. Estes 13% são um número pouco significativo, não podendo nós, no entanto, desvalorizar o seu significado. Para os que representam esta percentagem, os musicais são um género teatral não tão válido, pois pode ser usado na tentativa de esconder, disfarçar os problemas que certos artistas tenham a nível da representação.
Podemos então concluir que a votação do mês de Agosto reflecte uma admiração em geral pelos musicais, visto que 87% dos votos concentram-se nas opções que exprimem simpatia por este género musical e que o consideram uma forma teatral também válida. Estes 87% derrubam os apenas 13% que consideram os musicais uma forma de esconder certas lacunas a nível artístico dos seus intervenientes.
O reflexo desta sondagem, é o reflexo do nosso público, daqueles que contribuem para que a NCB cresça e continue. Todas as sondagens que temos vindo a fazer, servem para apurar os nossos sentidos, conhecimentos. Servem para vos conhecer e para que, conjuntamente, possamos partilhar ideias.

Joana Barroso Magalhães

terça-feira, 2 de setembro de 2008

Entrevista a João Gomes - Colaborador no Festival da Maioridade



João Gomes foi o responsável pelo espaço do Centro Cívico de Palmeira e o amigo improvável que encontramos na realização do Festival da Maioridade, que muito contribuiu para que tudo corresse sobre rodas.

O Tiago Pintas entrevistou este espectador privilegiado, que dá algumas luzes acerca do Festival e da prestação dos actores; nos explica como foi a sua chegada à colaboração no Festival, mesmo no dia do seu aniversário; fala do espectáculo de Stand-Up, que foi sua ideia, e finalmente nos fala do seu anterior relacionamento com o Teatro.

Este vídeo apresenta-vos o "Espectador Mais Assíduo do Festival" e é o 15º do nosso canal YouTube NCB, cujos vídeos já foram visto quase 2000 vezes...

Vote na nossa sondagem de Setembro, aqui ao lado:
<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<