terça-feira, 11 de agosto de 2009

Um novo desafio

Olá a todos! Este texto tem de ser encarado como um virar de página, no grupo juvenil da Nova Comédia Bracarense. Dirijo-me a vocês, caros cibernautas, como encenador da NCB.
Esta mudança no cargo da encenação, prende-se com o facto de o Miguel Marado, o antigo encenador como sabem, ter de deixar de colaborar com o grupo, por motivos do foro profissional, mais nomeadamente académicos. Por tudo o que ele fez pelo grupo, por tudo o que ele nos ensinou, pelo rigor e profissionalismo que sempre fizeram parte da atitude dele como encenador, por ter sido sempre presente e ter dado tudo por este grupo, desejo lhe as maiores felicidades e um grande OBRIGADO. Não nos podemos esquecer dele pois este grupo é uma conquista do Marado, e os seus valores e ensinamentos continuarão a fazer parte desta Companhia de Teatro.
Como é obvio uma mudança de encenador acarreta uma diferente forma de trabalho e de representação. Proponho uma dedicação muito forte a este grupo, naquilo que será para mim uma experiencia muito realizadora.
A minha experiencia teatral não é curta, comecei no 7 º ano (aproximadamente 8 anos) na escola Francisco Sanches, onde trabalhei em 5 diferentes representações ao longo de 3 anos. Com a minha entrada no secundário houve um interregno na representação, que foi retomada com um “remake” da peça ‘O auto das novíssimas barcas’ que teve um resultado fantástico, devido a este trabalho actores como Daniel Mendes Pereira, Tiago Pintas, Rui Lucas, Pedro Bafo, Cati Gonçalves e por fim eu mesmo, entraram na NCB como novos actores. Nesta lista de actores houveram até agora algumas desistências, sendo eu mesmo o único representante certo na NCB. A minha “carreira” na NCB já é relativamente bem sucedida, com 2 anos de representação, entre improvisos ou peças, com colaborações tanto no grupo juvenil como no sénior.
Embora a minha experiencia como encenador seja nula, a minha experiencia como actor, será uma preciosa ajuda neste novo desafio, que encaro sem pressão, sem criar grandes expectativas, não estou iludido em fazer um bom trabalho logo de inicio, mas tenho a certeza que vou trabalhar bem desde o inicio, porque o profissionalismo e auto-critica nunca deixaram de fazer parte deste grupo, e não é comigo que isso vai mudar.
Por fim venho convidar-vos para continuarem a acompanhar o nosso grupo, pois o nosso sucesso depende também de vocês. Espero que sejamos uma companhia assídua.
Saudações teatrais
Bruno Boss

quarta-feira, 5 de agosto de 2009

Novo "Comando", mesmo Blog


Olá!!! O meu nome é Liliana Ribeiro e, como maior parte sabe, sou actriz da Nova Comédia. Muitos de vocês já leram um pouco dos textos que eu escrevi neste blog; tentei mostrar um pouco de mim e trazer aqui temas novos ou pequenas reflexões sobre alguns temas que podem ter alguma coisa haver com o teatro.


Mas não é disso que eu vim aqui falar: como toda gente sabe é o Miguel Marado que “ manda” e organiza este blog de modo a nunca perder o seu interesse, de modo a ter sempre coisas novas e cheias de qualidade. Este, por motivos pessoais e profissionais, vai ter que ser ausentar dessa função. Devem-se todos perguntar porque estou aqui a falar deste assunto, mas eu vou esclarecer: o Miguel Marado fez-me a proposta de ficar ao “comando” do blog do Grupo de Jovens. Confesso que ao princípio estava pouco tentada aceitar este desafio, pois como sabem este blog já habituou os nossos visitantes a um grande nível de qualidade e profissionalismo que eu tinha medo de não conseguir concretizar, mas aqui estou eu de alma e coração pronta para aceitar este desafio e dar o melhor de mim. Espero conseguir manter este nível e ao mesmo tempo espero poder melhorar (se é que há algo a melhorar); espero conseguir trazer algo de novo também para aliciar mais o nosso público a vir e também a ver os nossos textos, que não são mais que pequenos temas do nosso interesse e que esperamos que vos interesse também.

Não quero ser perfeita mas gostava de chegar ao fim e dizer que dei o meu melhor, espero aprender com os meus erros e melhorar. Também conto com vocês que nos estão a ler para me ajudar, gostava de saber as vossas opiniões em relação ao blog e o que futuramente gostavam de ver.

Nós não estamos aqui para agradar todos, mas novas ideias são sempre bem-vindas neste espaço. Espero que também compreendam neste primeiros tempos caso haja algum erro e me ajudem a melhorar, quer sejam colaboradores deste blog, quer sejam só meros e fiéis leitores que gostavam que fosse melhor. Eu prometo dar o meu máximo, como quando estou em cima de um palco, e ser ao mesmo tempo eu mesma.

Obrigada pelo vosso apoio desde já e Viva o Teatro!

Com os meus melhores cumprimentos,

Liliana Ribeiro (actriz e pseudo-bloggista)