terça-feira, 17 de março de 2009

Votação de Fevereiro

Há um mês atrás foi-me proposto sugerir um tema, sobre o qual o pudesse “roubar” o sentido de avaliação dos nossos tão prezados leitores. Eis que durante um incessante concurso de intervalos entre as várias estações televisivas, eu fiz como muitas outras pessoas um relaxante “zapping”, neste “zapping” vejo anúncios às nossas novelas juvenis oferecidas por canais privados, e uns quantos anúncios a cinema português em que, nos breves 30 seg de trailer do filme que houve, em 29 havia nudez... E comecei a progredir uma pergunta para fazer aqui, invadido pela sensação que a publicidade nos andava a vender produtos com nome de grandes produções, através de um slogan de caras bonitas e com pouca roupa.

Daí surgiu inspiração e decidi mudar um pouco as minhas perguntas, comecei a querer saber o que os nossos leitores achavam das nossas produções e dos nossos actores, e ficou a pergunta: “Qual a sua opinião sobre o pequeno e o grande ecrã português? “

Tirar uma conclusão destes resultados é-me bastante fácil, e começo a apresentar as minhas conclusões, passe a expressão, de baixo para cima:

Com 9% temos a opção: “Elenco bonito e com talento; Fracas produções.”
Podemos facilmente verificar que no fundo das tabelas temos uma opção que atribui qualidade aos nossos actores, mas não gosta dos trabalhos nacionais que chegam aos ecrãs, e enche-me de desejo por dentro que seja porque preferem as produções teatrais da Nova Comédia, embora tenha muito presente que o seu gosto varie mais para séries internacionais, que também têm muitas caras bonitas e com talento.

Com 18% temos a opção: “Elenco bonito e com talento; Boas produções.”
Com isto completamos a metade inferior da nossa tabela, e curiosamente esgotámos as opções que nos dão os elencos portugueses com talento... Embora desta vez o nosso público concorde que as produções “home-made” são boas e portanto acabe por dedicar algum do seu tempo às nossas séries, novelas ou filmes.

Numa avaliação mais ampla temos que apenas 27% dos nossos leitores acha que os elencos portugueses têm talento, o que é deveras um percentagem muito baixa para o mediatismo que lhes é atribuído. Começo a ponderar se é também 27% dos leitores que nos acha (Grupo Juvenil da Nova Comédia Bracarense) actores com talento e não só caras bonitas...

Vamos então analisar as respostas dos 72% que acha que os elencos nacionais são desprovidos de talento (apenas 72% porque 1% ficou perdido em arredondamentos).

Ambas apresentando 36% dos votos, ou seja, tendo opiniões muito divididas, permitem mostrar que os nossos leitores que acham os nossos elencos fracos, apresentam espírito critico o suficiente para se distanciar das capacidades artísticas das pessoas no ecrã e focar-se nas pessoas atrás das câmaras (não com isto querendo dizer que os leitores que responderam que gostavam das qualidades dos nossos actores não o tenham feito, mas sim que alguns conseguiram aguentar tão má representação e, ainda assim, tecer uma critica à produção desses trabalhos).

Não há para mim muito mais a dizer quanto ao facto de se gostar ou não das produções portuguesas, a não ser o facto de que a maior parte dos nossos leitores (54%) gosta das produções nacionais e portanto mostram que em Portugal ainda há quem agrade os (ou pelo menos alguns) portugueses. Talvez com mais algum trabalho nos “castings”, um dia se elevem as produções portuguesas a um patamar mais alto nas produções para pequenos e grandes ecrãs.


Diogo Ferreira

Um comentário:

Miguel Marado - NCB disse...

Já tive oportunidade de gabar este texto, que está de muito fácil leitura e cumpre perfeitamente o objectivo da sondagem. Parabéns!

Entretanto, hoje atingimos mais um marco importante da nossa secção da Internet, depois de há uns dias termos atingidos as 7000 visitas aqui na nossa página: os nossos vídeos do canal YouTube NCB foram vistos 4000 vezes, tudo somado, ainda com menos de um ano de existência.

Parabéns a todos por estes números!

Miguel Marado