terça-feira, 24 de junho de 2008

Get up for “stand-up”

Antes de justificar o título deste meu primeiro texto no blog da Nova Comédia Bracarense, gostaria de me apresentar. Chamo-me Sílvia Sousa e sou um dos mais recentes membros da NCB, no entanto, nunca tive a oportunidade de subir ao palco com esta companhia de teatro. De facto, por motivos profissionais, encontro-me na impossibilidade de participar plenamente nas actividades teatrais por esta promovidas. Assim, é com imenso prazer que me estreio na escrita através deste contributo.

A escolha deste título destina-se a chamar a atenção do público para a “stand-up comedy”. Esta expressão inglesa designa um espectáculo de humor executado por um único comediante que se apresenta geralmente de pé (daí o termo “stand-up”) e munido unicamente de um microfone. O humorista de stand-up não conta anedotas conhecidas do público mas prepara um texto original, construído a partir de observações do quotidiano, da humanidade e da sociedade.

Ora, acontece que, na sexta-feira dia 6 de Junho, pelas 21h45 no Centro Cívico de Palmeira, a plateia assistiu a uma belíssima e hilariante representação deste género humorístico.
Este espectáculo, apresentado pelo Miguel Marado, foi protagonizado pelo ilustre comediante João Seabra e contou com a participação de dois membros da NCB na abertura: Daniel Pereira e Pedro Kayak.

No que à apresentação diz respeito, destaca-se a descontracção do Miguel Marado assim como a sua presença em palco, projecção de voz e humor característico.
A primeira actuação da noite foi protagonizada pelo Pedro Kayak, numa intervenção dominada por observações relacionadas com a sociedade e a política bracarenses, apresentadas com uma combinação perfeita de ironia e sarcasmo.
A seguir, assistimos à actuação do Daniel marcada tanto por uma análise apurada, perspicaz e cómica de alguns acontecimentos e rotinas do dia-a-dia assim como por expressões e atitudes engraçadas.
No final, a intervenção de João Seabra levou o público ao rubro através do seu estilo inconfundível. Este humorista de “stand-up”, que se tornou conhecido do grande público através da sua participação no programa televisivo “Levanta-te e Ri”, escreve e apresenta, actualmente, o programa “Humor Cão” emitido no Porto Canal.
No suceder da sua actuação, o famoso comediante expôs várias teorias cómicas sobre factos diversos, recorrendo a um humor inteligente, original e hilariante, mantendo uma interacção com o público, uma postura e uma presença em palco cativantes, frutos de uma experiência solidificada por centenas de espectáculos do género.

Concluindo, e fazendo um balanço do espectáculo deslumbrante ao qual assisti, só me resta dizer: “Get up for stand-up”!


Sílvia Sousa

2 comentários:

Miguel Marado - NCB disse...

Agradeço à Sílvia por um excelente texto de estreia que deixa aqui, eternizado pelas suas palavras, um bom espectáculo presenciado por mais de 100 pessoas e que marca mais um momento original e de qualidade na história recente da NCB e de Palmeira.

Ficamos todos à espera, então, de mais momentos destes, com ainda mais público, bem como mais textos da Sílvia.

Miguel Marado

Anônimo disse...

Gostei do texto e ADOREI o título.
Cumprimentos.