Este blog, que agora se encontram a ler, teve o seu início no dia 1 de Junho de 2007. Estamos, portanto, no aniversário desse momento no primeiro dia do próximo mês.
O site ncbjovens.blogspot.com teve origem numa ideia minha e do colega do grupo Diogo Ferreira, bem como na boa aceitação por parte de Carlos Barbosa (director artístico da NCB) e dos restantes membros e potenciais autores dos textos e actividades virtuais.
Chegando a este momento é, para mim, inevitável congratularmo-nos com esta excelente ideia que atingiu óptimos resultados e soube ser pertinente e muito regular. Não vou dizer que não chegou a originar azedume e debate interno, mas ultrapassado tudo isso, talvez tenha sido a melhor demonstração da minha capacidade de gestão do grupo. Não fui eu, no entanto, o único gestor deste espaço, que esteve dois ou três meses à responsabilidade do Diogo, perante indisponibilidade minha.
De resto, falei de regularidade porque durante estas 52 semanas tivemos sempre um texto, quase sempre a tempo e horas, com a qualidade e o substrato que nos propusemos a manter, excepto quando nos demos ao trabalho de filmar entrevistas, mais ultimamente, substituindo o “preto no branco” dos textos. Penso que manteremos e tornaremos melhores e mais apelativos os nossos textos e mesmo os nossos vídeos, complementares à nossa actividade actual e futura.
Estes nossos textos foram versando vários temas da nossa vontade individual, normalmente reservada à opção de cada pessoa do grupo. Falamos inicialmente do nosso grupo e da nossa amizade (por vezes turbulenta, sim…); falamos de teatro, das nossas peças e projectos; falamos de novos membros; criticamos o que achamos mal à nossa volta; comentamos a passagem do tempo e das ocasiões de diversão e de festa; promovemos workshops e demos particular importância ao nosso expoente de actividade do grupo: a responsabilidade de ter um Festival nas mãos, tentar fazer dele um sucesso e veicular a nossa visão das peças e emoções no blog.
Fizemos tudo isto com a contribuição maior de uns, quase nula de outros, mas sempre em frente, sempre em actividade. Mantivemo-nos actuais e demos a hipótese a todos de seguir um pouco o (muito) que se passa com o Grupo Juvenil da Nova Comédia Bracarense.
O meu obrigado a todos os que me ajudaram a manter as coisas do melhor modo. Espero continuar a poder contar convosco e motivar mais artistas a seguir o vosso exemplo. Quanto aos que foram dificultando, ou falhando, espero que tenham mais capacidade de compromisso e dedicação no futuro e que, nas vossas vidas, sejam fortes para dar o mínimo de vocês e para atingirem os diversos objectivos, pessoais e colectivos, que possam vir a perspectivar-se.
Tentamos também manter em alta a inovação constante no blog: tivemos sondagens, demo-vos música, tivemos fotografias, informação extra, ou mapa para Palmeira e mesmo vídeos, mais recentemente (para não falar da reformulação visual da página, que tentou torná-la mais atractiva à vista). Colocamos o nosso Festival e o seu cartaz em primeiro plano, mantendo a simbiose entre palco e Internet.
No futuro, gostaria de ver maior participação externa da parte do “público”, das pessoas de fora do grupo. Espero ter-vos em frente ao palco, alguns mesmo em cima dele, mas também vos quero aqui a ler, a ver, a criticar (ou comentar) e a dar o alento que precisamos para melhorar cada vez mais, por nós e por vós.
Ainda: obrigado aos que comentaram, ainda que pouco. Agradeço a todos que já visitaram, leram e viram (já há volta de 3800, mais de 10 por dia, em média). Agradeço aos que votaram nas nossas sondagens, que vamos continuar a ter, segundo espero. Peço-vos que não se esqueçam do teatro, não se esqueçam de nós e da NCB em geral.
Viva o ncbjovens.blogspot.com!
Viva a NCB!
Viva o Teatro!
Miguel Marado
3 comentários:
Parabéns Blog! É bom que o teatro chegue a tanta gente por várias vias...
Embora a minha contribuição, seja precoce e mínima, até à data, espero poder contribuir mais, e melhor, para tornar este blog uma referência para todos os que apoiam o teatro. Que seja o primeiro de muitos anos!
Marado esta ferramenta na internet hoje em dia é uma das sua mais - valias. A Nova Comédia, suponho, ganhou com o blogue uma expressão que antes concerteza não possuia. Além disso, se promove o debate, a troca de ideias e, quando muito os artistas ficam com registos do feed-back das suas performances, atinge o seu verdadeiro propósito.
Tornei-me inevitavelmente um leitor/ouvinte mais ou menos assiduo do vosso blogue e continuarei a ser face à qualidade do material exposto. Abraço do João Gomes.
Postar um comentário