Como deve ser do conhecimento de toda a gente, um bom grupo de teatro é aquele que inova constantemente segundo a necessidade do seu público. Este é, de facto, o objectivo das polls, ou sondagens, que pomos à disposição de toda a gente no nosso blog (ncbjovens.blogspot.com).
Aquilo que o grupo de jovens da Nova Comédia Bracarense pretende com as polls que põe no seu blog é conhecer os gostos das pessoas que apreciam, e costumam assistir, às nossas peças, assim como determinar aquilo que as pessoas menos gostam, para que quando prepararmos um espectáculo, seja de improviso ou não, as possamos deliciar com os exercícios de improviso ou com o seu estilo teatral preferido, ou simplesmente não voltar a fazer aquilo que as pessoas não gostaram.
Com as sondagens já conseguimos determinar qual foi o exercício de improviso preferido do público no espectáculo dos novos artistas do workshop, que na realidade foram dois: “Conferência de Imprensa” (o público escolhe o entrevistado) e “Jogo das Cadeiras” (o público fornece o objecto de referência), ambos com 7 votos (33,33%). A seguir posiciona-se “Os Três Sábios” (as questões são colocadas pelo público), com 5 votos (23,81%). Como foi dito acima, através desta poll também conseguimos determinar qual foi o que o público menos gostou: “First line, last line” (o público fornece a primeira e última falas), com 2 votos (9,52%).
E também, como as polls não podem ser todas sobre os nossos espectáculos e/ou improvisos, concluímos numa poll anterior (feita pela altura do Natal) que aquilo que as pessoas acham que deveria ser uma boa prenda para o teatro bracarense seria grandes públicos, não deixando de parte o facto de que o apoio dos poderes políticos também seria uma grande ajuda, mas pessoalmente acho que sem público não haveria teatro, por isso a melhor prenda seria, sem sombra para dúvidas, um Grande Público.
Através de polls vamos também (tentar) determinar qual é que as pessoas acham que é o Melhor Actor, a Melhor Actriz e o Melhor Novato do grupo juvenil da Nova Comédia Bracarense, sendo assim o escolhido/a pelo público, eleito até ao final do Festival da Maioridade, que está a decorrer neste momento até o dia 12 de Abril, dia em que serão entregues os prémios. Aproveito, já agora, para desejar boa sorte a todos os nomeados para os prémios e para fazer também um pouco de propaganda: Votem em mim!
Acho que o objectivo das polls tem sido cumprido até ao momento e tem contribuído para que o nosso grupo se adapte aos gostos daqueles que gostam e têm prazer em ver-nos. Para essas pessoas um “Muito Obrigado”, não esquecendo também aqueles que têm a paciência de visitar o nosso blog para darem a sua opinião e votarem nas polls.
Nuno Araújo